sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Psicopata americano - 2000

Christian Bale, interpreta o psicopata narcisista Patrick Bateman.
Estou me sentindo ligeiramente doido após assistir a este insano Psicopata Americano. O filme é uma constante hibridação de gêneros e tons. O espectador nunca sabe onde está pisando, ou melhor, a que tipo de filme está assistindo. O filme sai do extremo trash, vai para o drama psicológico, passa pelo humor negro, visita o thriller e chega ao terror (não necessariamente nesta mesma ordem). De fato, nesta obra do ano 2000, nada é o que parece; desde sua forma até o seu conteúdo, temos um grande jogo de aparências.

Embarcando na onda alucinatória do filme, acredito que ele é uma fábula sobre todas as mazelas que atingem o "homem moderno". Nele, temos retratados: o individualismo, a competitividade, o consumismo, a vaidade extrema, o narcisismo, a ambição, o egocentrismo e a falta de conteúdo. Tudo isso é personificado com brilhantismo na perfeita atuação de Christian Bale, o psicopata americano.  (O ator vai finalmente ganhar o seu Oscar neste próximo domingo, dia 27, por The fighter.) Seu personagem em Psicopata é um bem sucedido executivo que admite ser um serial killer sem sentimentos.

Contando com um elenco cheio de nomes famosos, como Reese Witherspoon, Jared Leto, Willem Dafoe, e Josh Lucas, Psicopata Americano é, no mínino, um filme interessante. É curioso perceber, após 1h40 de filme e após a fantástica frase final, o maravilhoso trabalho de manipulação que a diretora Mary Harron conseguiu realizar sobre nós, espectadores.  Pouco conhecida e tendo muitos trabalhos na televisão (me espanta que nenhum deles seja em Dexter, série com o qual o filme estabelece certo diálogo), a diretora nos presenteia com uma obra crítica, instigante, estranha e criativa, que permite muitas interpretações e reflexões, mas que sabe também ser um ótimo entretenimento.

O filme ainda utiliza de maneira inteligente e divertida músicas do anos 80 e faz uma reconstituição farsesca da época. Gostaria de falar das ótimas cenas do filme, como uma certa perseguição com serra elétrica,  mas não quero diminuir o prazer de quem quiser embarcar nesta aventura louca e surpreendente.

Trailer (sem legenda):

7 comentários:

  1. Qual é a frase final do filme ?
    fiquei curiosa rsrs
    e a propósito, o filme parece ser muito bom mesmo .. mistura vários gêneros né ? não se prende a um só.
    Vou assistir rsrsrs

    beeijos Cláudinha

    ResponderExcluir
  2. Pois é Claudinha... não posso contar a frase final porque ela revela muito do filme. Perde um pouco a graça sabê-la antes de ver.

    Assiste mesmo, vc vai gostar ou não! Mas vale a pena.

    bjão,

    Leleo

    ResponderExcluir
  3. Léo, há ainda um interessante jogo de palavras no nome da personagem sensacionalmente interpretada pelo Christian bale no filme: Bateman é uma citação indireta ao Norman Bates, o clássico psicopata americano na imortal leitura de Hitchcock... Um abraço barcelonês! Zé Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Ótima lembrança Zé Luiz! Irei fazer um post sobre "Psicose" em breve, terei o prazer de falar sobre Bates, esse personagem fantástico!

    Grande abraço,

    Leo

    ResponderExcluir
  5. achei sinistro este filme, nao parO de assisti-lo
    eu riu mUito das expressoes de Bateman mesmo sendo sano é interessantes entender a mente de um psicopata atuado pelo BALEE
    ABRAÇAO
    RAFAEL MENDES

    ResponderExcluir
  6. aaa e falando nisso cite nomes de filmess relacionado a este tipo de conteudo baseado neste filme
    blz

    ResponderExcluir
  7. Adoro o christian bale e depois dessa crítica, fiquei com mais vontade ainda de assistir!!

    ResponderExcluir