segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os homens mais loucos do cinema

Ser louco no cinema não é privilégio das mulheres. Muitos personagens masculinos já perderam a cabeça, aterrorizaram muita gente e marcaram a história do cinema.

Veja nossa lista especial:

Os Jack Nicholson’s
 
Jack Nicholson é, definitivamente, o ator com mais cara de louco do cinema. Não é por acaso que muitos de seus personagens são meio birutinhas. 

1 – Jack Nicholson como Jack Torrance, em O iluminado (1980)


Shelley Duvall deve ter pesadelo até hoje por causa da interpretação genialmente insana e cheia de caretas de Nicholson. Outro que aterrorizava a coitada no set era o próprio diretor Stanley Kubrick, que a fazia repetir suas cenas até a exaustão.

2 - Jack Nicholson como Coringa, em Batman (1989)


O Coringa de Nicholson é mais legal que o próprio Batman. O colorido personagem é irreverente e maluquinho no filme de Tim Burton.

Assista ao trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=VRqa47-jv0M

3 – Jack Nicholson como Melvin Udall, em Melhor é impossível (1997)

 
Melvin Udall já é um personagem clássico de Nicholson, criado para a ótima comédia romântica de James L. Brooks. O cara é detestavelmente sincero, tem transtorno obsessivo compulsivo e nenhum traquejo social! O Oscar de Melhor Ator não poderia ir para outro naquele ano. 


4 – Jack Nicholson como Frank Costello, em Os infiltrados (2006)


Esse é recente. Nicholson interpreta um mafioso bem desequilibrado e um pouco agressivo, no ótimo filme de Martin Scorsese. No filme, Nicholson parece se divertir com seus maneirismos!


Os psicopatas

5 – Anthony Perkins como Norman Bates, em Psicose (1960)


Norman Bates deixaria Freud de cabelo em pé! O moço simpático e acanhado revela-se um psicopata de marca maior, em um dos melhores filmes de Hitchcock. A atuação de Perkins é tão marcante, que ele nunca mais conseguiu se livrar do estigma do personagem. 

6 - Christian Bale como Patrick Bateman, em Psicopata americano (2000)


Não é por acaso que o personagem de Bale contém Bates no nome. Uma clara homenagem ao psicopata mais famoso do cinema! Patrick Bateman é narcisista, egocêntrico, pervertido e completamente louco. A atuação de Bale merecia, no mínimo, uma indicação ao Oscar. 


7 – Anthony Hopkins como Hannibal Lecter, em O silêncio dos inocentes (1991)


Hannibal Lecter é o canibal mais elegante do cinema. A atuação de Anthony Hopkins marcou o cinema e seu personagem consegue ser ao mesmo tempo assustador e fascinante. 

8 – Michael Myers (interpretado por Tony Moran e Tommy Lee Wallace) em Halloween (1978)


O insano serial killer mascarado de Halloween é psicopata desde criança, tendo matado a própria irmã. Só por isso, ele merece estar na nossa lista. 


O adorável 

9 - James Stewart como Elwood P. Dowd, em Meu amigo Harvey (1950)


James Stewart é o maluquinho mais fofo do cinema. No excelente filme de 1950, ele interpreta um homem que tem como amigo imaginário um coelho gigante. A atuação de Stewart valeu uma indicação ao Oscar. 


Os engraçados

10 – Ben Kingsley como Don Logan, em Sexy Beast (2000)

 
Ben Kingsley está hilário em Sexy Beast, ao interpretar um gangster bem doidão e boca suja na comédia inglesa dirigida por Jonathan Glazer. O fantástico e versátil ator, que já interpretou Gandhi, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esta performance. 


11 – Gênio, dublado por Robin Williams, em Aladdin (1992)


O gênio da lâmpada de Alladdin é completamente hiperativo, performático e maluquinho. A dublagem de Robin Williams é fantástica. 


12 - Jim Carrey, como Máskara, em O Máskara (1994)


O Máskara não é bem um personagem, talvez uma entidade. Mesmo assim garante um lugar especial na nossa lista, já que é completamente aloprado!


Múltiplas personalidades
 
13 – Andy Serkis como Gollun, na Trilogia - Senhor dos Anéis (2001/2002/2003)


Gollun é o personagem mais complexo da trilogia dos Senhor dos Anéis e um dos mais adorados pelo público. Quem gosta do homenzinho com dupla personalidade pode ficar feliz, pois ele estará de volta em O Hobbit, que está em produção. 


Os agressivos

14 - Joe Pesci como Tommy DeVito, em Os bons companheiros (1990)


Não dá para mexer com Joe Pesci, em Os bons companheiros, de Martin Scorsese. O moço é esquentado e extremamente agressivo. A performance valeu ao ator o Oscar de Melhor ator Coadjuvante.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=qo5jJpHtI1Y

15 - Dennis Hopper como Frank Booth, em Veludo Azul (1986)


Não há nada de engraçado em Frank, interpretado genialmente por Dennis Hopper, ator que faleceu no ano passado. Doentio e mau que nem o capeta, ele faz da vida de Isabella Rossellini um inferno, no filme de David Lynch. 


16 – Robert de Niro como Travis Bickle, em Taxi Driver (1976)


Outro personagem oriundo de um filme de Scorsese. (Será que o “problema” é com o diretor?) O violento Travis Brickle é um sujeito bem complicado. Terapia nele! 


17 - Malcolm McDowell como Alex, em Laranja mecânica (1971)


O ultraviolento Alex conseguiu dar outra conotação à música Singing in the rain. Pervertido e cheio de neologismos, o personagem é um grande ícône do cinema.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=roqncHDN_i0

Os bizarros

18 – Marlon Brando como Cel. Walter E. Kurtz, em Apocalipse Now (1979)


Careca, gordo, suado, sempre nas sombras e definitivamente perturbado, o coronel interpretado por Marlon Brando em Apocalipse Now está entre as coisas mais bizarras do cinema. A magnífica interpretação do ator reflete o que o horror da guerra pode fazer a uma pessoa.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2Vucani2GNg

19 - Heath Ledger como Coringa, em O cavaleiro das trevas (2008) 


Esta é a versão hardcore do já mencionado Coringa. Heath Ledger compõe um personagem bizarro e assustador no excelente filme de Christopher Nolan. Pela atuação, ele foi premiado postumamente com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Esqueci algum? Contribua com a nossa lista, citando outros casos críticos.

7 comentários:

  1. Grande Nicholson, o campeão em personagens malucos.

    Gostei da sua lembrança de Ben Kingsley em "Sexy Beast". O filme é razoável, mas a atuação de Kingsley é assustadora.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oie sou o Fábio Mariz do blog Mariz.Moda mega adorei o seu blog, tenho um blog de Moda Masculina faça a sua visita e seja um de nossos seguidores, sim estou seguindo o teu bloguito … abraços!
    (http://marizmoda.blogspot.com)

    Difrute também de nossa Fan Page do Facebook e “curta” (http://www.facebook.com/pages/MarizModa/141746919225679)

    Siga nossos twitter: @FabioMarizReal & @MarizMada

    ResponderExcluir
  3. ótimo post querido :)


    Estou te seguindo, se puder retribuir ficarei grata :)


    Um bjo

    Nah

    ResponderExcluir
  4. Hannibal, sem dúvida, é o mais desprovido de razão. Superlouco! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Heath Ledger devia estar no top 5. Colocaria o Javier Bardem em Onde os Fracos não tem Vez na lista se tivesse um lugar

    ResponderExcluir
  6. Esqueceu o personagem de Tom Cruise no filme "Trovão Tropical" no grupo dos bizarros

    ResponderExcluir
  7. Tem um personagem de Christopher Walken no filme Envy (A Inveja Mata) de 2004.
    Chamas-se J-Man é mais louco do que o Batman.

    ResponderExcluir