terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Músicas em filmes 2

Como adoro fazer listas e enumerar coisas que gosto, publico minha segunda lista de cenas de filmes em que os personagens cantam. Estou selecionando as cenas menos óbvias e menos conhecidas ou lembradas, mas que são particularmente importantes para mim e que têm um lugar especial em minha memória afetiva. Poderia citar Over the rainbow (O mágico de Oz), Singing in the rain (Dançando na Chuva) e As time goes by (Casablanca), mas essas cenas já são devidamente e justamente exaltadas.

1 - All In The Golden Afternoon
 
Alice no país das maravilhas é um dos desenhos que mais gosto da Disney. Ele consegue transmitir toda a originalidade, criatividade e loucura presentes na história de Lewis Carroll. Divertido, assustador em alguns momentos, recheado de gags visuais, o filme é, para mim, um dos maiores clássicos da Disney, infelizmente pouco lembrado hoje em dia. A cena em questão é o coral das flores, observe os seres híbridos, a flor em forma de leão, a mariposa em forma de cavalo de madeira, as lagartas que são gato e cachorro... 


2 -Miss Celie's Blues

Cena que eu amo demais e que me faz chorar invariavelmente, vendo o filme de Spielberg A cor púrpura. Uma declaração de amor e de solidariedade para uma das personagens mais sofridas do cinema. Observe o olhar de Whoopi Goldberg que transborda a emoção e a timidez de sua personagem, pela primeira vez, centro das atenções. Um blues maravilhoso do mestre Quincy Jones, cuja letra é uma jóia rara e uma mensagem destinada a elevar a auto-estima da personagem, Miss Celie.

Veja um trecho:


"Irmã, você tem estado na minha cabeça
Irmã, nós somos duas do mesmo tipo
Então, irmã, estou de olho em você
Aposto que você pensa que eu não sei  fazer nada além de cantar blues
Oh, irmã, tenho novidades para você
Eu sou ALGUÉM
Espero que você pense que é ALGUÉM também"



3 - Hail Holy Queen

Mudança de hábito é o típico filme que eu posso ver um milhão de vezes. Eu o tinha gravado em VHS, em casa, e era um dos filmes que mais gostava de ver quando era criança. A trilha sonora do filme é fantástica. Escolhi essa cena porque ela mostra a primeira vez em que Dolores (mais uma vez Whoopi) comanda o coral do covento. A apresentação começa convencional, pára, recomeça agitada e ao final Whoopi Goldberg já está dançando insanamente no altar.


4 - I've Written A Letter To Daddy

Cena inesquecível de O que terá acontecido com Baby Jane?. Assistir Bette Davis cantando vestida de criança, com uma maquiagem exagerada e sua voz nada agradável, pode ser algo bem traumatizante. Experimentamos, no entanto, um misto de compaixão e repulsa ao ver essa cena verdadeiramente bizarra. É uma das grandes cenas da carreira da atriz, que encarna uma personagem completamente perturbada e prisioneira do passado.


5 - Cruisin'

Um dueto muito fofo de pai e filha em Duets, me arrisco ao dizer que ficou melhor do que a gravação original. E Gwyneth Paltrow tem uma voz muito bonita.


6 - Isn't it Romantic?

Sequência musical clássica do filme Love me tonight (1932). Observe como a melodia vai contagiando as pessoas, fazendo um efeito dominó até chegar à princesa. Sim, é muito romântico e a melodia gruda na cabeça!




2 comentários:

  1. Tb gosto muito do filme "Mudança de Hábito". A personagem principal - que não me lembro o nome - realiza uma profunda mudança em um convento tradicional e conservador(como todos eles são). Assisti o filme não com o olhar que vc tem, afinal claro, vc tem um olhar crítico e apaixonado sobre filmes. Eu não, o assisti - tb mais de uma vez - torcendo para que tudo desse certo para aquelas irmãs de caridade e que a personagem principal conseguisse o seu objetivo final. Além disso, sempre lembrava dos nossos momentos de Colégio, com as madres do filme bem parecidas com as que tivemos no Sagrado. Se pararmos para pensar com um olhar crítico, pode ser uma mensagem para que a conservadora Igreja Católica reveja seus conceitos. Será ou estou viajando? Pauta para o próximo post...rs. Tb acho que vale a pena assistir esse filme um milhão de vezes, pois, ele é fantástico. Bjos para vc!

    ResponderExcluir
  2. Acho que todas as viagens são permitidas, Carol. rs Mas o filme fala mesmo de uma chamada dos jovens para a igreja e também de uma igreja mais envolvida com a comunidade.

    Ia ser ótimo se a gente tivesse tido uma irmã como a Dolores para ensaiar os cânticos para a missa de Pentecostes, né?

    ResponderExcluir