segunda-feira, 4 de julho de 2011

As mulheres mais loucas do cinema

Todo cinéfilo que se preze adora fazer listas das coisas mais absurdas possíveis, envolvendo o mundo encantado do cinema. Dessa vez, o Clube do Filme se aventurou a fazer a seleção das mulheres mais desequilibradas, perturbadas, emocionalmente instáveis, transtornadas, insanas, tresloucadas, birutas, maluquinhas da Silva, doidivanas, loucas de jogar pedra, abiloladas, descompensadas e tantãs do cinema. Essa é uma forma de homenagear as atrizes que entraram para a história da sétima arte ao personificarem mulheres que se encontram no limite entre a sanidade e a loucura. Nem todas as eleitas são completamente loucas, mas todas precisariam, no mínimo, visitar um psicólogo urgentemente. Confira a nossa lista e contribua com outros casos críticos!

As psicopatas 


1 - Glenn Close como Alex Forrest, em Atração Fatal (1987)


Glenn Close (indicada ao Oscar) deixa Michael Douglas apavorado com sua personagem ninfomaníaca, obsessiva, perigosa e matadora de coelhinhos. Que medo!

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=k1QuLIPFZL0 
 
2 - Kathy Bates como Annie Wilkes, em Louca obsessão (1990)


Quem precisa de uma fã como Annie Wilkes, interpretada magistralmente por Kathy Bates (ganhadora do Oscar)? James Caan sofre na mão da gordinha, que consegue ser, ao mesmo tempo, assustadora e divertida.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=wAzmhrctuz0
 

3 - Rebecca De Mornay como Peyton Flanders, em A mão que me balança o berço (1992)


Ela é linda e tem rosto de anjo, mas é fria, vingativa e perigosa. Não é por acaso que este é o papel mais famoso de Rebecca De Mornay, sua performance é tão boa quanto o título do filme!

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=wjtfG8r14Uk
 

4 - Charlize Theron como Aileen Wuornos, em Monster – Desejo assassino (2003)


Charlize Theron se transfigura para viver Aileen Wuornos, uma serial killer que realmente existiu. Belíssima composição da atriz, premiada com o Oscar.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=vq70brIQP40

As obsessivas 


5 - Gene Tierney  como Ellen Berent Harland,  em Amar foi minha ruína (1945)


Gene Tierney, além de belíssima, era extremamente talentosa. Neste, que é o seu melhor papel no cinema, ela interpreta uma mulher obcecada por um homem e que é capaz de fazer qualquer coisa para tê-lo só para ela. Ellen Harland é a grande predecessora de famosas personagens obsessivas e perigosas do cinema, como Alex Forrest.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=lBpIgetXN-g
 

6 - Isabelle Adjani como Adele Hugo, em A história de Adele H. (1975)


Isabelle Adjani interpreta uma personagem verídica, a filha de Victor Hugo. A moça vai enlouquecendo aos poucos por causa de um amor obsessivo. Ela, ao contrário de Ellen, não faz mal a ninguém, somente a si mesma. A atriz foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1976, aos 20 anos, tornando-se, na época, a mais jovem atriz a concorrer ao prêmio.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=fvH77u47d7k

A caçula


7 - Ellen Page como Hayley Stark, em Meninamá.com (2005)


Ellen Page despontou no cinema ao interpretar uma adolescente de 14 anos que deixaria qualquer marmanjo morrendo de medo. Difícil não pensar duas vezes antes de marcar um encontro pela internet, após ver esse filme.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=J7jkLEhVvDI

Mamães más


8 - Faye Dunaway como Joan Crawford, em Mamãezinha querida (1981)


Neste filme de 1981, Faye Dunaway interpreta a grande estrela Joan Crawford. Se estivesse viva na época, a diva da Era de Ouro de Hollywood, provavelmente, não iria ficar nada feliz com a “homenagem”. Baseado em um livro escrito pela filha de Crawford, em que esta denuncia os maus tratos da mãe, o filme é medíocre, mas a performance de Dunaway é fantástica e monstruosa.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=EjRaU8hRVJs 

9 - Mo’ nique como Mary, em Preciosa (2009)



Outra personagem obviamente desequilibrada e sem muito instinto maternal é Mary, mãe de Precious. A personagem se assemelha a um mostro: joga uma panela na filha, a ameaça, a xinga e a explora. Atuação soberba da ganhadora do Oscar,  Mo´nique.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=_RC71lTB6W4 

Malvadas e sexys 


10 - Angelina Jolie como Lisa Rowe, em Garota Interrompida (1999)


Lisa é a prova de que Angelina Jolie sabe atuar quando quer. Internada em um hospital psiquiátrico, a moça tem uma maldade doentia e é a amiga da onça da personagem de Winona Ryder. Jolie foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Assista ao trailer:   http://www.youtube.com/watch?v=U4-GD1VqdOA

11 - Rainha má, dublada por Lucille La Verne, de Branca de Neve e os sete anões (1937)


Pode ser controverso eleger a madrasta de Branca de Neve como uma personagem perturbada. Mas uma mulher que manda um lenhador cortar a cabeça da enteada, fala com um espelho e ainda se metamorfoseia de velha para envenenar a mesma, não pode ser muito normal. Só para constar, sempre a achei mais bonita que a própria Branca de Neve.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=XESn0SPHcRI

As autodestrutivas


12 - Isabelle Hupert como Erika Kohut, em A professora de piano (2001)


Ganhadora do Prêmio de Melhor Atriz em Cannes por este papel, no filme de Michael Haneke, Isabelle Huppert é uma das atrizes francesas mais talentosas da atualidade. Sua personagem, em A professora de piano, é uma mulher sexualmente reprimida, com ares de megera e que leva à loucura um jovem pianista. Perturbada é pouco para ela!

Assista ao trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=XNCBd2DaSpc


13 - Charlotte Gainsbourg como Ela, em Anticristo (2009)


Anticristo é um dos filmes mais interessantes do insano e genial Lars Von Trier. A personagem da também francesa Charlotte Gainsbourg sofre uma grande perda e a dor do trauma aliado à culpa lhe faz infligir a si mesma e ao marido grandes dores. Seu desequilíbrio emocional é tamanho que ela chega a praticar uma automutilação. 
As adoráveis 


14 - Emily Watson como Bess McNeill, em Ondas do destino (1996)


Em outro filme de Lars Von Trier, o maravilhoso Ondas do Destino, encontramos uma personagem inesquecível. Nesse filme, Emily Watson tem um dos desempenhos mais emocionantes do cinema. Sua personagem é uma mulher difícil de descrever. Dona de uma inocência e de uma fé quase infantis, ela faz coisas inimagináveis por amor.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=b_3Nio8P5gQ 

15 - Gena Rowlands como Mabel, em Uma mulher sob influência (1974)


Gena Rowlands, no excelente filme de John Cassavetes, é aquela que mais se aproxima do estereótipo da louca. Rowlands está inacreditável e consegue exprimir perfeitamente os conflitos da personagem e a dificuldade da mesma de se comunicar e de ser compreendida pelos familiares. Ainda não consigo entender como que a atriz não foi premiada no Oscar de 1975.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=X4Uzdlgv2G8


16 - Maggie Gyllenhaal como Lee Holloway, em Secretária (2002) 


Lee Holloway é uma moça que saiu de um hospital psiquiátrico e conseguiu o emprego de secretária. Sadomasoquista e adepta do autoflagelamento, ela começa a ter um relacionamento bem estranho com seu chefe. Maggie Gyllenhaal está ótima nessa comédia de humor negro.

Assista ao trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=YmSO07r_zTc

As clássicas 


17 - Viven Leigh como Blanche Dubois, em Uma rua chamada pecado (1951)


Vivien Leigh, uma das minhas atrizes favoritas, lutava na vida real contra o transtorno bipolar. No clássico Uma rua chamada pecado, ela interpreta uma mulher que tenta sobreviver em um mundo muito cruel para ela.  Ela passa a se abrigar pouco a pouco em um mundo de ilusões.

Assista ao trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=ilW32IKJoM0


18 - Gloria Swanson como Norma Desmond, em Crepúsculo dos Deuses (1950)


Personagem icônica do cinema, a egocêntrica e vaidosa Norma Desmond não aceita a decadência da própria carreira e segue em um caminho sem volta rumo à loucura. Gloria Swanson, grande atriz do cinema mudo, tem em Crepúsculo dos Deuses, do mestre Billy Wilder, seu maior papel.

Assista ao trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=io0GBjw30fw

19 - Bette Davis como Baby Jane, em O que terá acontecido com Baby Jane? (1962)


A grande Bette Davis exagera tudo o que pode, ao interpretar Jane Hudson, ex-estrela infantil, que se diverte em torturar a irmã que é paraplégica, esta interpretada pela arquiinimiga da atriz, Joan Crawford. A bizarrice da personagem atinge seu ápice quando ela se veste de criança e canta “I’ve written a letter to daddy”.

Assista ao trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=zAcf9QqXprc


20 - Elizabeth Taylor como Martha, em Quem tem medo de Virginia Wolf? (1966)


Martha pode não ser louca, mas é a personagem mais perturbada de Elizabeth Taylor. Agressiva e rancorosa, ela não mede esforços para ferir moralmente o marido George. Essa é sem dúvida a melhor interpretação da carreira da atriz, pela qual ela ganhou seu segundo Oscar.

Assista ao trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=hZEKQnMCze8

Múltiplas personalidades

21 - Joanne Woodward como Eva, em As três máscaras de Eva (1957)


A atriz Joanne Woodward ganhou o Oscar ao interpretar as três personalidades de Eva. O filme não é nenhuma obra-prima, mas a atuação dela é muito boa e a história é baseada em fatos reais.

Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=G-B0_m6fW94


22 - Natalie Portman como Nina Sayers, em Cisne negro (2010)


A última ganhadora do Oscar de Melhor Atriz, Natalie Portman, interpretou em Cisne Negro uma bailarina perfeccionista e reprimida sexualmente, que acaba descobrindo um lado obscuro de sua personalidade.


6 comentários:

  1. Leo, muito bom... me deu uma vontade absurda de ver os que eu ainda não vi. Graças a você eu devo dar uma passadinha na locadora hoje. hahaha
    Beijos
    Chiara

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista, ou melhor, assustadora lista...rs

    Até mais

    ResponderExcluir
  3. Lista muito boa! E bem completa, também -- nenhum nome inédito me veio à mente. Curiosidade é que nunca tinha ouvido falar daquele filme sobre Joan Crawford. Vou procurá-lo; adoro Dunaway.

    ResponderExcluir
  4. A atuação que mais me marcou foi a de Vivien Leigh, mas Liz Taylor e Joanne Woodward são marcantes! Natalie Wood já entrou pra História também. Belo post, amigo!

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista, algumas das personagens citadas até me arrepiam quando a cena me vem à lembrança. Só lembrar do ápice de Anticristo, no grande devaneio de Gainsbourg, que já fico assombrado. Mas todos grande filmes, ainda não vi alguns e eles já estão na minha lista. Só não vou muito com a cara de Ellen Page em Meninamá.com.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sissy Spacek em Carrie e Linda Blair em O Exorcista deveriam estar na lista

    ResponderExcluir