domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os pássaros - 1963

Um corpo que cai, Janela indiscreta, Os pássarosPsicose são os filmes mais celebrados de Hitchcock. Todos de sua fase americana. Na retrospectiva realizada pela Cinemateca de Paris, tive a oportunidade de assistir aos três primeiros, o que foi uma experiência fantástica de redescoberta.

Os pássaros é o último grande clássico do diretor, produzido em 1963. A trama do filme é simples: uma cidade do litoral americano, Bodega Bay, próxima a San Francisco, se vê como alvo de ataques de aves das mais diversas espécies. Junto a Psicose, este é o filme de Hitchcock que mais se aproxima do terror. Como é de costume em suas obras, uma mulher (normalmente uma loira platinada) é a responsável pela chegada do "mal" na vida dos personagens. Desta vez, quem ocupa este papel é a atriz Tippi Hedren. Sua personagem chega à cidade por causa de um namorado em potencial e, logo após, os ataques se iniciam.

Meu professor de cinema disse, uma vez, que Hedren era tão má atriz quanto a filha, a mais famosa Melanie Griffith, mas que Hitchcock conseguiu usar a sua falta de talento à favor do filme, ao filmar, por exemplo, em quadros estáticos as expressões da atriz no momento de uma certa explosão. Não tenho uma opinião tão dura da atriz, mas acho que podemos chamá-la de uma "canastrona " simpática, já que definitivamente ela não era (porque continua viva e na ativa e pode ter melhorado) muito expressiva. 

Os pássaros não conta com trilha sonora ou música de nenhum tipo, somente os sons das aves e o canto das crianças, ambos utilizados como amplificadores da tensão. O uso dos pássaros foi extremamente difícil e as cenas de ataque foram feitas com auxílio dos efeitos especiais disponíveis na época. A cena de ataque à personagem de Hedren foi filmada em uma semana, ao final da qual a atriz teve que ser levada para o hospital para recuperar-se da exaustão. O brilhantismo do filme consiste justamente na maneira como Hitchcock conseguiu filmar de maneira assustadoramente realista os ataques dos pássaros.

No elenco também temos Rod Taylor, Suzanne Pleshette e Jessica Tandy e ótimas participações menores. Provavelmente, dos quatro filmes citados inicialmente, este é o que tenha o roteiro menos interessante. Ele tenta, por exemplo, dar uma profundidade psicológica aos personagens de Hedren e Tandy, sem jamais conseguir. Nele, podemos observar também a ausência do humor e das tiradas sarcásticas tão comuns em filmes de Hitchcock. 

Se o roteiro não é tão inspirado, a direção não poderia ser mais impressionante. O diretor faz um magnífico uso do suspense ao introduzir a presença ameaçadora dos pássaros, o que faz o espectador, até hoje, tremer nas cadeiras. E o final não poderia ser mais interessante...

Veja algumas fotos deste grande filme:



Foto de ataque a Hedren, cena do filme que demorou uma semana para ser filmada.


Cena de perseguição às crianças.
Hitchcock e o seu humor peculiar...



Assista à ótima apresentação do filme feita pelo próprio Hitchcock (infelizmente sem legendas):


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário