quarta-feira, 23 de março de 2011

Rango - 2011

Este é o simpaticíssimo Rango.
Rango em uma das primeiras cenas do filme.

Quem gosta de filme de animação, vai provavelmente amar Rango. O filme é dirigido por Gore Verbinski, versátil diretor de Os piratas do Caribe e O chamado. A animação, grande homenagem aos filmes de western, captura as principais características do gênero e inclui elementos típicos como o árido oeste americano, tiroteios, cowboys, xerifes, pistoleiros, entre outros. Trata-se de uma releitura do gênero e não de uma paródia, o que, a meu ver, torna o filme ainda mais interessante.
 
A produção conta a história de Rango, um lagarto solitário que, devido a um acidente, se vê perdido no meio do mais absoluto deserto e, por uma sucessão de acontecimentos, acaba se tornando o xerife de uma vila típica de faroeste. Entre os personagens da animação, temos anfíbios, répteis e roedores. E quem acha que eles são animaizinhos bonitinhos no estilo Disney, está enganado. Suas feições são marcadas por  expressões endurecidas, cicatrizes e queimaduras... o desenho é incrivelmente fiel às características dos personagens que povoam o mundo do faroeste. Mas não se preocupe, ainda encontramos personagens fofíssimos como um roedor velhinho e o próprio Rango. O carismático lagarto é, inclusive,  um personagem super interessante: acostumado a não ter nenhuma companhia a não ser de objetos,  ele aprendeu a atuar e a usar a imaginação para combater sua solidão.

Rango agrada e emociona adultos, mas não deixa de ser uma diversão para as crianças. O filme conta com uma ótima trilha sonora e uma direção inspirada, que usa muito bem referências à faroestes consagrados como Matar ou Morrer e obras de Sergio Leone. O filme ainda conta com a "presença"  ilustre e surpreendente de um astro do faroeste em sua parte final. Inteligente, engraçado, sensível e tecnicamente admirável, Rango vale, e muito, o ingresso do cinema.

Assista ao trailer:

Um comentário:

  1. E se vale o ingresso! É um filme cativante mesmo... um personagem central simpático e sensível, que ganha a gente desde o início com suas expressões quase humanas e seus "micos". E tecnicamente também vale muito porque é uma animação muito bem realizada, que valoriza os detalhes do faroeste de forma brilhante! Uma das melhores animações que vi nos últimos anos!!! Quem não viu, não deixe de ver!!!

    ResponderExcluir