sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

As maiores atuações do cinema - Parte 3

Finalmente, os primeiros colocados da nossa lista! 
Confira, comente e aponte seus favoritos e aqueles que faltaram. 


30 - Marlon Brando como Terry Malloy em Sindicato de Ladrões (1954) - Uma aula de atuação do mestre. "You don't understand. I coulda had class. I coulda been a contender. I coulda been somebody, instead of a bum, which is what I am, let's face itPrincipais prêmios: Oscar, Globo de Ouro e BAFTA de Melhor Ator, prêmio do New York Film Critics Circle Awards. 

29 - Humphrey Bogart como Dobbs em O Tesouro de Sierra Madre (1948) - Uma atuação icônica de Bogart, como o ganancioso Dobbs, no clássico de John Huston. Inesquecível. Principais prêmios: nenhum. 

28 - Jack Nicholson como R.P. McMurphy em Um Estranho no Ninho (1975) - Um dos grandes momentos de Nicholson no cinema. Ele cria um herói/marginal irresistível; sua atuação é antológica. Principais prêmios: Oscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Ator. 

27 - Gena Rowlands como Mabel Uma mulher sob influência (1974) - A loucura jamais foi representada no cinema como o faz a magnífica Gena Rowlands no filme de John Cassavetes. Uma atuação a ser reverenciada e redescoberta. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz (Drama) no Globo de Ouro, prêmio do National Board of Review.  

26 - John Wayne como Ethan Edwards em Rastros de Ódio (1956) - A melhor performance de John Wayne, neste que é um dos grandes westerns de todos os tempos. Sua interpretação é uma das grandes jóias do cinema. Principais prêmios: por incrível que pareça, nenhum. 

25 - Malcon McDowell como Alex DeLarge  em Laranja Mecânica (1971) - Não precisa ser um grande cinéfilo, para constatar que esta é uma das performances mais extraordinárias do cinema. Uma atuação hiperbólica, num dos filmes mais escandalosos de todos os tempos. "Singing in the rain" nunca mais foi a mesma. Principais prêmios: ele só foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator. 

24 - Judy Garland como Vicki Lester/Esther Blodgett em Nasce uma Estrela (1954) - Judy Garland se supera em todos os quesitos e dá um verdadeiro show de canto e interpretação neste fantástico musical de George Cukor. Principais prêmios: Indicada ao Oscar e prêmio de Melhor Atriz (Musical) no Globo de Ouro. 

23 - James Stewart como George Bailey em A felicidade não se compra (1946) - James Stewart sempre interpretou o homem comum. Neste clássico de Frank Capra, ele constrói um dos personagens mais queridos do cinema, em uma interpretação em que o ator esbanja carisma e talento. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator. 

22 - Anthony Hopkins como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes (1991) - A nossa lista tem alguns psicopatas, mas apenas um pratica canibalismo. "A census taker once tried to test me. I ate his liver with some fava beans and a nice chianti." Uma atuação que dispensa comentários. Principais prêmios: Oscar, BAFTA,  de Melhor Ator, prêmio de Melhor Ator coadjuvante pelo National Board of Review e prêmio de Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle Awards.

21 - Charles Chaplin como Hynkel - Ditador de Tomania/barbeiro judeu em O Grande Ditador (1940) - Atrevo-me a dizer que esta é  a melhor performance de Chaplin,  numa fantástica sátira sobre o nazismo. Uma aula de como fazer um humor crítico e emocionar. Simplesmente genial. Principais prêmios: Indicado ao Oscar, prêmio de Melhor Ator do New York Film Critics Circle Awards. 


20 - Marion Cotillard como Edith Piaf em Piaf - Um Hino ao Amor (2007) - Uma transformação radical, uma entrega absurda e uma atuação arrasadora. Cotillard como Piaf é a grande atuação da última década. Principais prêmios: Oscar, BAFTA, Globo de Ouro, César de Melhor Atriz. 

19 - Jack Nicholson como Jack Torrance em O Iluminado (1980) - "Heeere's Johnny!" Jack Nicholson usa e abusa do seu talento e de sua cara de louco, para construir um dos personagens mais assustadores (e divertidos) do cinema. Principais prêmios: nenhum. 

18 - Al Pacino como Michael em O Poderoso Chefão I e II (1974) - Ele é um dos maiores atores hollywoodianos de todos os tempos. E esta é uma das suas melhores performances. Principais prêmios: Indicado duas vezes ao Oscar, prêmio BAFTA de Melhor Ator (1974). 

17 - Emily Watson como Bess em Ondas do Destino (1996) - Nenhuma outra atuação me fez chorar tanto. Emily Watson cria uma das personagens mais apaixonantes, trágicas e inocentes do cinema. Sua performance é magnética, arrasadora e de cortar o coração. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmios do Los Angeles Film Critics Association Awards, National Society of Film Critics Awards, New York Film Critics Circle Awards.

16 - Vivien Leigh como Scarlett O'Hara em E o Vento Levou... (1939) - 1.400 atrizes se candidataram ao papel de Scarlett, mais de 400 testes foram feitos durante meses. Uma busca pelo Estados Unidos foi realizada para encontrar a atriz ideal. Finalmente, uma atriz inglesa, desconhecida em território americano, surgiu na disputa e conseguiu o papel quase imediatamente. Hoje é impossível imaginar outra atriz no lugar de Vivien Leigh. Ela construiu a maior (anti)heroína de todos os tempos. Sua Scarlett é mimada, manipuladora, egoísta, antipática, determinada, passional e apaixonante. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, prêmio do New York Film Critics Circle Awards. 

15 - Al Pacino como Sonny Wortzik em Um Dia de Cão (1875) - Sonny tenta roubar um banco a fim de obter dinheiro para pagar a cirurgia de mudança de sexo de seu companheiro. Al Pacino em uma performance indescritível e antológica. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio BAFTA de Melhor Ator.

14 - Liv Ullmann como Eva em Sonata de Outono (1978) - Poucos citam esta atuação espetacular da igualmente espetacular Liv Ullmann. Na época do lançamento do filme, a atenção foi toda para Ingrid Bergman, que interpreta a mãe de Eva. No entanto, Liv Ullmann nos oferece uma das atuações mais emocionantes do cinema. Ela exprime de uma maneira única o rancor e o amor de uma filha por sua mãe. Principais prêmios: nenhum. 

13 - Marlon Brando como Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão (1972) - Marlon Brando é provavelmente o melhor ator que o cinema já viu. Como o patriarca mafioso, ele nos oferece mais uma performance icônica. Principais prêmios: Oscar e Globo de Ouro de Melhor Ator. 

12 - Katharine Hepburn como Eleanor of Aquitaine em O Leão no Inverno (1968) - Dentre todas as memoráveis atuações de Katharine Hepburn, esta é a minha favorita. A atriz está magistral ao interpretar a mulher rejeitada de Henri II. Ela constrói uma personagem complexa, altiva e fascinante. Uma performance a ser redescoberta nos dias de hoje. Principais prêmios: Oscar e BAFTA  de Melhor Atriz. 



11 - James Dean como Cal Trask em Vidas Amargas (1955) - James Dean passou como um meteoro pelo cinema e nos deixou três grandes performances. Sua atuação em Vidas Amargas é inesquecível. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator.

10 - Elizabeth Taylor como Martha em Quem tem medo de Virginia Woolf? (1956) - "What a dump!" A performance da vida de Elizabeth Taylor, que é uma bomba atômica em cena. Uma atuação extrema, visceral e arrasadora. A maioria das palavras que saem da boca da atriz são carregadas de um ódio e de uma raiva assustadores. Principais prêmios: Oscar e BAFTA de Melhor Atriz, prêmio do National Board of Review e do New York Film Critics Circle Awards. 

09 - Gloria Swanson como Norma Desmond em Crepúsculo dos Deuses (1950) - Gloria Swanson, grande atriz do cinema mudo, interpreta uma ex-diva do cinema mudo. Sua interpretação é inesquecível, grandiosa e genial. Adjetivos hiperbólicos é que não faltam para caracterizá-la. "I AM big. It's the PICTURES that got small." Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz (Drama) no Globo de Ouro, prêmio do National Board of Review. 

08 - Bette Davis como Margo Channing em A Malvada (1950) - Ela não é a malvada do filme, mas não mexa com ela! Davis é uma força da natureza, ao incarnar uma diva do teatro, numa atuação afiada e exuberante. "Fasten your seatbelts, it's going to be a bumpy night!" Principais prêmios: Indicada ao Oscar, prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, prêmio do New York Film Critics Circle Awards. 

07 - Marlon Brando como Stanley Kowalski em Uma Rua Chamada Pecado (1951) - "Stellaaaaaaaa" Foi como Stanley Kowalski, que Marlon Brando revolucionou a forma de se atuar no cinema. Ele está animalesco e sexy no filme de Elia Kazan. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator. 

06 - Robert de Niro como Travis Bickle  em Taxi Driver (1976) - "You talkin' to me?" Robert de Niro na grande performance de sua carreira como o taxista, mentalmente instável, ex-combatente da Guerra do Vietnam.  Brickle é assustador, violento e inajustado. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio do New York Film Critics Circle Awards. 

05 - Vivien Leigh como Blanche Dubois em Uma Rua Chamada Pecado (1951)  - Blanche Dubois pode ser vista como uma Scarlett O'Hara decadente. Vivien Leigh faz um trabalho excepcional ao retratar a fragilidade emocional de sua personagem, que vai se desprendendo pouco a pouco da realidade em direção a loucura. Uma atuação que vai do extremo teatral ao realismo cortante. Vivien Leigh faz de Blanche Dubois uma das grandes personagens trágicas do cinema. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza, prêmio do New York Film Critics Circle Awards. 

04 - Daniel Day Lewis como Christy Brown em Meu Pé Esquerdo (1989) - A performance de Daniel Day Lewis não poderia estar fora dos primeiros lugares de nossa lista. Em uma atuação sobrenatural, ele dá vida ao escritor-pintor com paralisia cerebral. Principais prêmios: Oscar e BAFTA de Melhor Ator, prêmios do Los Angeles Film Critics Association Awards, do New York Film Critics Circle Awards e do National Society of Film Critics Awards. 

03 - Meryl Streep como Sophie em A Escolha de Sofia (1982) - A medalha de bronze vai para a belíssima atuação de Meryl Streep no filme de Alan J. Pakula. Uma composição meticulosa, sensível e uma performance de cortar o coração da pessoa mais fria do mundo. E ela ainda fala um monte de línguas... Um espetáculo! Principais prêmios: Oscar e Globo de Ouro de Melhor Atriz, prêmios do National Board of Review, Los Angeles Film Critics Association Awards, National Society of Film Critics Awards e New York Film Critics Circle Awards. 

02 - Peter O'Toole como T.E. Lawrence em Lawrence da Arábia (1962) - Peter O'Toole nos oferece uma atuação tão grandiosa quanto o épico de David Lean, ou mais,  tão grandiosa quanto o deserto árabe. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio BAFTA de Melhor Ator. 


1 - Maria Falconetti como Joana D'Arc em A Paixão de Joana D'Arc (1928) - Maria Falconetti, ou Renée Jeanne Falconetti, foi uma atriz de teatro francesa que apareceu em apenas dois filmes. A paixão de Joana D'Arc foi seu último trabalho no cinema e, provavelmente, seu último trabalho como atriz. Sua vida, após a filmagem do filme, resta uma incógnita. Sabe-se que ela morou na Suíça e na Argentina. Diz-se que, durante as filmagens de A Paixão de Joana D'Arc, o diretor Carl Theodor Dreyer a fazia repetir as cenas inúmeras vezes até a completa exaustão. Falconetti é a pura expressão da dor, da resignação e do sofrimento, neste clássico do cinema. A atriz comunica com o olhar todo o martírio de Joana D'Arc. Uma atuação atemporal, que continua soberana como a maior de todos os tempos. Principais prêmios: nenhum. 

Gostou da lista? Dê sua opinião!


Reveja os outros colocados:






15 comentários:

  1. faltaram algumas interpretações... mas é subjetivo!
    Parabéns!!! Belíssima lista!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonardo,

    Sou leitor do Clube do filme e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Clube do filme.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Clube do filme.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

    ResponderExcluir
  3. Wunderbar!!!!!!!! Wonderful!!!!!!!
    (e aqui entre nós, queridao, que escolha maravilhosa!!!!!!)
    Bj
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Saudações Leonardo.
    Como disse o colega acima, faltam outras interpretações bem marcantes, mas vc colocou uma lista já bem elaborada que já colabora muito. Vamos lá...

    De sua lista, escolho seis interpretações que mai chamam minha atenção. Inesquecível não poder mencionar o "Duke", John Wayne, como o amargo e cruel Ethan Edwards, em RASTROS DE ÓDIO. Foi um papel que coube como uma luva para o eterno cowboy do cinema, e é nesta sublime obra do Mestre John Ford que ele se revela não ser um ator tão limitado assim.

    DEPOIS, vem Humphrey Bogart em O TESOURO DE SIERRA MADRE, que considero o maior trabalho deste excelente ator, num retrato sobre a loucura e a ganância do ser humano. Cartada de Mestre de John Huston, que dirigiu uma das mais fascinantes aventuras da Sétima Arte.

    O Querido JAMES STEWART, um ator muito bem quisto por grande parte dos cineastas de seu tempo, nos legou desempenhos marcantes no cinema, e a FELICIDADE NÃO SE COMPRA, obra magistral de outro grande Mestre, Frank Capra,é um dos grandes encontros entre estes dois ícones, ator e diretor, parceria indelével de maestria e grandeza da Sétima Arte.

    Vivien Leigh ficou definitivamente marcada como Scarlett O' Hara. ELA É SCARLETT. Muito difícil vc imaginar outra atriz encarnando esta personagem, e é uma verdadeira campeã. Talvez a interpretação mais marcante de toda história da cinematografia mundial.

    Glória Swanson nos brinda com seu mais perturbador desempenho em CREPÚSCULO DOS DEUSES, de Billy Wilder, retrato pungente da decadência dos ídolos. Filme impactante, com uma performance de igual vinda de Gloria. Inesquecível.

    Maria Falconetti morreu em 1946, aos 46 anos. Algumas fontes que já li mencionam como suicídio, outras um infarto, logo, infelizmente as informações se desencontram. O que não se desencontra é seu desempenho neste clássico de 1928. Talvez seja a "Joana D'arc" mais autêntica do cinema, justamente por tais expressões de dor e sofrimento, performance que deixa a querida Ingrid Bergman um pouco de escanteio, embora também ótima atriz. Filme forte e uma interpretação densa de Falconetti, que também considero a mais marcante do cinema.

    Sua lista esta genial, Leo. Forte abraço e uma ótima semana para vc.

    Paulo Néry
    FILMES ANTIGOS CLUB ARTIGO
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Cara, conheci agora seu blog, ja estou seguindo, ÓTIMO.... abração

    ResponderExcluir
  6. Faltou muita atuações importantes nesta lista:
    Emma Thompson em Razão e Sensibilidade e Vestigíos do Dia; Bette Davis em Jezebel; Vivien Leigh em A Ponte de Waterloo; Barbara Stanwyck em Pacto de Sangue; Vanessa Redgrave em Jogo Perigoso e Retorno a Howards'End; Anthony Hopkins em Vestigios do dia; Angelica Housto em Os Imorais; Fernada Montenegro em A Falecida; Orson Welles em Estranha Compulsão; judi Dench em O violinista que veio do Mar e em Notas de escândalo; James Stewart em A Mulher faz o homem e muito mais.

    ResponderExcluir
  7. Ótima lista. Só tiraria o canastrão Malcolm McDowell e o exagerado Peter O'Toole.
    Leonardo, O Falcão Maltês entra de férias amanhã. Desejo um Feliz Natal e um ano de 2012 bastante proveitoso.

    Até Janeiro!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  8. Leonardo,

    Cada um de nós tem alguma sugestão que não poderia faltar aí. Mas essa é a sua lista. Muito boa, por sinal.

    Abraço!

    LeMarc

    ResponderExcluir
  9. Heath Ledger em 53°..


    IUHEUIOHAEHUIOA

    ResponderExcluir
  10. Faltou o Tony Montana do Scarface ai entre os 10 primeiro. e pra mim a melhor atuação de todos os tempos é do Robert De Niro em Touro Indomável

    ResponderExcluir
  11. Em algum lugar deveria ter Brad Pitt em Clube da luta ou até mesmo em 12 macacos.

    ResponderExcluir
  12. Excelente a lista e, é claro, não vai agradar a todos. Dos filmes mais antigos infelizmente não assisti muitos deles mas alguns perfomances se tornaram lendários, como Bette Davis em a Malvada. Mas a grande e boa surpresa foi o primeiro lugar, o que prova que a lista não é meramente hollywoodiana. É difícil acreditar que John Wayne possa estar entre os melhores desempenhos junto com Humphrey Bogart, prá mim dois grandes canastrões. Mas posso esta sendo preconceituoso. Na lista - que ainda não vi toda - senti falta de atores de outros países, em especial os ingleses. Laurence Olivier,por exemplo em "Sleath "(l972), no Brasil "Jogo Mortal". Parabéns ao Clube do Filme, um dos melhores blogs sobre cinema.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a lista mas Heath Ledger deveria estar entre os 20, senão os 10 primeiros.
    A interpretação dele é simplesmente perfeita, sem falhas.

    ResponderExcluir
  14. Boa lista,mas acho que não vi TOM HANKS em FORREST GUMP,FILADELFIA ou NAUFRÁGO,HENRY FONDA em AS VINHAS DA IRA.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da lista, especialmente por aparecer Natalie Portman, em Cisne Negro, Dustin Hoffman em Tootsie e Sigourney Weaver em Alien (qualquer versão), sendo que ela ainda manda muito bem em A Montanha dos Gorilas. Mas eu acrescentaria Tom Hanks em Big - Quero Ser Grande, Charlton Heston em Ben-Hur, Adrien Brody em O Pianista, Geena Davis e Susan Sarandon em Thelma e Louise, além de Susan em O Óleo de Lorenzo e este já puxa Nick Nolte, Richard Dreyfuss em Adorável Professor, Whoopi Goldberg em Ghost, Sally Field em Norma Rae, Forest Whitaker em O Último Rei da Escócia, F. Murray Abraham e Tom Hulce em Amadeus, e até mesmo Helen Mirren em A Rainha, entre tantos outros.

    ResponderExcluir