quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As maiores atuações do cinema - Parte 1

Nesta semana o Clube do Filme comemora 50.000 acessos em menos de um ano de existência! Para celebrar, fizemos a nossa mais ambiciosa lista. Elegemos as 101 Maiores Atuações do Cinema. A lista não pretende ser a verdade absoluta, uma vez que toda lista é necessariamente injusta. Através desta seleção, homenageamos grandes performances que marcaram a história da sétima arte. Nesta primeira parte, revelamos da 101a à 61a colocação. Confira:




101 - Imelda Staunton como Vera Drake em O Segredo de Vera Drake (2004) - Staunton capta com perfeição a simplicidade, a inocência e a beleza de sua personagem, em uma performance de cortar o coração. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz,  prêmio BAFTA de Melhor Atriz e Volpi Cup de Melhor Atriz no Festival de Veneza. 

100 - Sean Penn como Harvey Milk em Milk (2008) - Uma composição minimalista, que foge, no entanto, da simples imitação. Sean Penn se transforma em Harvey Milk, em uma atuação cativante e emocionante. Principais prêmios: Oscar de Melhor Ator e SAG de Melhor Ator. 

99 - Diane Keaton como Annie Hall em Noivo neurótico, noiva nervosa (1977) - Graças à performance de Diane Keaton, Annie Hall se tornou uma das personagens inesquecíveis do cinema. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz e Globo de Ouro de Melhor Atriz (Comédia). 

98 - Ben Kingsley como Don Logan em Sexy Beast (2000) - Quem poderia imaginar que o ator de Gandhi poderia ser tão engraçado? O fenomenal Ben Kinsley dá um show como o perigoso gângster Don Logan. Principais prêmios: Indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e prêmio da Associação de Críticos de Boston. 

97 - Ellen Burstyn como Sara Goldfarb em Réquien para um sonho (2000) - Uma performance embasbacante da atriz veterana. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz e prêmio  Independent Spirit Awards de Melhor Atriz.

96 - Jeff Bridges como Jeffrey Lebowski [The Dude] em O Grande Lebowski (1998) - Ninguém é tão cool quanto o Dude. Bridges está hilário na ótima comédia dos Irmãos Coen. Principais prêmios: nenhum, mas o Dude não precisa.  

95 - Tatum O'Neal como Addie em Lua de Papel (1973) - Tatum O'Neal faz melhor do que muita gente grande e rouba o filme todo para ela, em uma atuação inesquecível. Principais prêmios: a mais jovem atriz a ganhar o Oscar (de Melhor Atriz Coadjuvante). 

94 - Natalie Portman como Nina Sayers em Cisne Negro (2010) - Um espetáculo de atuação. Portman encarna com intensidade uma dançarina reprimida e perfeccionista. Principais prêmios: Oscar e Globo de Ouro (Drama) de Melhor Atriz e prêmio do Independent Spirit Awards. 

93 - Halle Berry como Leticia Musgrove em A Última Ceia (2001) - Halle Berry se entrega completamente à trágica personagem, em uma performance arrasadora. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim. 

92 - Fernanda Montenegro como Isadora em Central do Brasil (1998) - Fernanda Montenegro em uma das melhoras atuações de sua carreira. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz e prêmio de Melhor Atriz em Berlim. 



91 - Frances McDormand como Marge Gunderson em Fargo (1996) - McDormand está irresistivelmente engraçada como a heroína insólita da comédia de humor negro dos Irmãos Coen. Raro caso de uma atuação que já nasce clássica. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, SAG de Melhor Atriz e prêmio Independent Spirit Awards. 

90 - Whoopi Goldberg como Celie Johnson em A Cor Púrpura (1985) - Uma atuação de cortar o coração, linda e emocionante. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz (Drama) no Globo de Ouro. 

89 - Peter Finch como Howard Beale em Rede de Intrigas (1976) - A última atuação de Finch no cinema e a melhor de sua carreira. Sua performance é pura fúria. Principais prêmios: Oscar de Melhor Ator, Globo de Ouro de Melhor Ator (Drama) e BAFTA. 

88 - Gong Li como Juxian em Adeus, minha concubina! (1983) - Só o olhar de Gong Li já é capaz de mover montanhas. Uma belíssima atuação. Principais prêmios: Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pela Associação de Críticos de Nova Iorque. 

87 - Isabelle Adjani como Adele H. em A História de Adele H. (1975) - A bela atriz francesa encarna uma mulher levada à loucura por conta de um amor obsessivo, em uma interpretação emocionante. Principais prêmios: indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz do National Society of Film Critics Awards e da Associação de Críticos de Nova Iorque. 

86 - Anne Bancroft como Anne Sullivan em O Milagre de Anne Sullivan (1962) - Anne Bancroft em um atuação de tirar o fôlego. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, BAFTA de Melhor Atriz e  prêmio do National Board of Review. 

85 - Jack Nicholson como Melvin Udall em Melhor é Impossível (1997) - Jack Nicholson usando e abusando de todos os seus maneirismos e criando um de seus personagens mais divertidos. Principais prêmios: Oscar de Melhor Ator, Globo de Ouro de Melhor Ator Comédia, prêmio do National Board of Review. 

84 - Sigourney Weaver como Ripley na série Alien (1979, 1986, 1992, 1997) - Sigourney Weaver compôs uma das maiores heroínas do cinema. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Aliens - O Resgate. 

83 - Naomi Watts como Betty Elms/Diane Selwyn em Cidade dos sonhos (2000) - Naomi Watts foi revelada para o grande público neste incrível filme de David Lynch. Sua atuação é um espetáculo.  Principais prêmios: Melhor Atriz pelo National Board of Review e pelo National Society of Film Critics Awards. 



82 - Ryan Gosling como Lars Lindstrom em A Garota Ideal (2007) - Ryan Gosling nos oferece uma das melhores atuações masculinas dos últimos anos, no belo e delicado A Garota Ideal. Principais prêmios: Indicado ao SAG de Melhor Ator e Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia). 

81 - Giulietta Masina como Maria 'Cabiria' Ceccarelli em Noites de Cabíria (1957) - A atriz italiana Giulietta Masina no maior papel de sua carreira, uma performance arrasadora no belo filme de Federico Fellini. Principais prêmios: prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. 

80 - Lázaro Ramos como João Francisco dos Santos / Madame Satã em Madame Satã (2002) - Lázaro Ramos está impressionante ao encarnar a figura mítica do Rio de Janeiro, em todas suas facetas: herói, criminoso, travesti, sonhador... Principais prêmios:  Melhor Ator pelo Cinema Brasil e pelo Festival Internacional de São Paulo. 

79 - Christian Bale  como Patrick Bateman em O Psicopata Americano (2000) - Um show de atuação! Nenhum outro psicopata conseguiu ser tão sexy, narcisista e louco como o Bateman de Christian Bale. Principais prêmios: prêmio de Melhor Ator pelo Chlotrudis Awards. 

78 - Mia Farrow como Rosemary Woodhouse em O Bebê de Rosemary (1968) - Mia Farrow está inesquecível como Rosemary. A frágil e vulnerável personagem é atormentada pelo próprio diabo no clássico do terror dirigido por Roman Polanski. Principais prêmios: Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama). 

77 - Klaus Kinski como Don Lope de Aguirre em Aguirre (1972) - Kinski está soberbo e brutal no filme de Werner Herzog. Principais prêmios: nenhum. 

76 - Anthony Perkins como Norman Bates em Psicose (1960) - Perkins nos faz gostar do tímido Bates para depois revelar que ele é louco de jogar pedra. Uma atuação icônica, no clássico de Hitchcock. Principais prêmios: nenhum, por incrível que pareça. 

75 - Dustin Hoffman como Michael Dorsey/Dorothy Michaels em Tootsie (1982) - Impossível não se apaixonar por Dorothy. Em Tootsie, Dustin Hoffman prova sua versalidade, carisma e talento em uma de suas grandes atuações no cinema. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio de Melhor Ator (Comédia) no Globo de Ouro. 

74 - Gene Tierney como Ellen Berent Harland em Amar foi minha ruína (1945) - Ela é linda, mas má e obsessiva. Gene Tierney faz de Ellen uma das maiores vilãs do cinema. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz. 

73 - Andy Serkins como Gollun/Smeagol na trilogia O Senhor dos Anéis (2001, 2002, 2003) - Além de fazer um trabalho corporal admirável, Andy Serkins dá voz ao bipolar Gollun, um dos grandes personagens do cinema dos últimos tempos. Principais prêmios: Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (2003). 



72 - Orson Welles como Kane em Cidadão Kane (1941) - As pessoas normalmente falam do trabalho de Welles como diretor, mas sua atuação é igualmente extraordinária. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator. 

71 - Susan Hayward como Barbara Graham em Quero Viver! (1958) - Uma atuação visceral de Hayward, na pele de uma mulher condenada injustamente à pena de morte. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama). 

70 - Johnny Depp como Edward em Edward Mãos de Tesoura (1990) - Uma performance mágica de Johnny Depp. Principais prêmios: Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator. 

69 - Susannah York como Cathryn em Imagens (1972) - Susannah York está fenomenal ao interpretar uma mulher que sofre de esquizofrenia e não consegue distinguir o que é real e o que é fruto de sua mente, no pouco conhecido, porém brilhante filme de Robert Altman. Principais prêmios: prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. 

68 - Sophia Loren como Cesira em Duas Mulheres (1960) - A interpretação de Sophia Loren é praticamente uma força da natureza. Impossível não se sentir tocado pelo drama de Cesira. Principais prêmios: Oscar e BAFTA de Melhor Atriz, Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. 

67 - Ingrid Bergman como María em Por quem os sinos dobram (1943) - Ingrid Bergman é, sem dúvida, uma das maiores atrizes do cinema. Impossível igualar a doçura do olhar de Bergman. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz. 

66 - Maggie Smith como Jean Brodie em A Primavera de uma Solteirona (1969) - A grande Maggie Smith coleciona alguns papéis de megera inglesa, mas nenhum se compara a Jean Brodie. É com absoluta maestria que a atriz encarna a professora fascista e manipuladora. Principais prêmios: Oscar e BAFTA de Melhor Atriz. 

65 - Charlotte Gainsbourg como Ela em O Anticristo (2009) - Charlotte Gainsbourg é a pura personificação da dor em O Anticristo. Principais prêmios: Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. 

64 - George C. Scott como Gen. Patton  em Patton - Rebelde ou Herói? (1970) - George C. Scott em uma atuação icônica, que dispensa comentários. Principais prêmios: Oscar de Melhor Ator, Globo de Ouro de Melhor Ator (Drama). 

63 - Jack Lemmon como Jerry em Quanto Mais Quente Melhor! (1959) - Jack Lemmon em sua hilária performance no clássico de Billy Wilder. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Ator. 

62 - Geraldine Page como Eve em Interiores (1978) - Geraldine Page foi uma das maiores atrizes americanas. No drama de Woody Allen, ela está soberba como uma mulher depressiva, que não consegue lidar com a separação. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio BAFTA de Melhor Atriz. 

61 - Björk como Selma em Dançando no Escuro (2000) - Sim, Björk não é atriz. Mas o que ela faz no filme de Lars von Trier é pura arte, uma performance quase sobrenatural e de cortar o coração. A experiência de interpretar Selma e ser dirigida por Trier foi tão intensa que ela prometeu nunca mais atuar. Principais prêmios: Prêmio de Melhor Atriz em Cannes. 

Amanhã divulgaremos da 60a à 31a colocação. Não perca! Sua atuação favorita ainda não foi citada? Não se preocupe, ela ainda pode aparecer. 

4 comentários:

  1. Gostei de ver Fernanda Montenegro, Giulietta Masina, Anthony Perkins, Orson Welles e Jack Lemmon neste ranking. Estou ansiosa para ver os outros colocados!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sô não gosto do Anthony Perkins. Não consigo enxergar talento nele.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. Amei a primeira parte da lista... Tô imaginando o que vem por aí.

    ResponderExcluir
  4. Achei Que deixou grandes atuaçoes de fora por exemplo TOM HANKS em FORREST GUMP ou em NAUFRAGO,DENZEL WASHINGTON em DIA DE TREINAMENTO,ALEC GUINNESS em A PONTE DO RIO KWAI,HENRY FONDA em AS VINHAS DA IRA,ADRIEN BRODY em O PIANISTA,ROBERTO BENIGNI em A VIDA E BELA,CHARLTON HESTON em BEN - HUR .

    ResponderExcluir