segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As mulheres mais sexies do cinema

O Clube do Filme homenageia, nesta semana, a sensualidade feminina no cinema. Selecionamos algumas personagens inesquecíveis, em grandes filmes, que são importantes  na filmografia de atrizes reconhecidas pelo talento, beleza e sex appeal

No post de hoje, elegemos as personagens mais sexies do cinema clássico hollywoodiano. Confira, opine e contribua com a nossa lista!


Parte I - A Era de Ouro de Hollywood

1 - Helen Jones (Marlene Dietrich)

3 - Poppea (Claudette Colbert)

2 - Grusinskaya (Greta Garbo)
5 - Laura Hunt (Gene Tierney)

4 - Rio McDonald (Jane Russell)
6 - Marie 'Slim' Browning (Lauren Bacall)
7 - Cora Smith (Lana Turner)

                 
8 - Gilda (Rita Hayworth)

9 - Maria Vargas (Ava Gardner)

10 - Carmen Jones (Dorothy Dandridge)
11 - The Girl (Marilyn Monroe)
               
12 - Frances Stevens (Grace Kelly)
13 - Maggie Pollit (Elizabeth Taylor)





















1 - Marlene Dietrich como Helen Jones, em Blonde Venus (1932), dirigida pelo genial Josef von Sternberg. 

2 - Greta Garbo como Grusinskaya, em Grande Hotel (1932), filme dirigido por Edmund Goulding. Neste clássico, a atriz imortalizou a frase "I want to be alone". 

3 - Claudette Colbert como Pompéia, em O Sinal da Cruz (1932), épico exuberante de Cecil B. DeMille. No filme, a atriz chega a mostrar parcialmente seus seios. Nesta época, ainda não vigorava a censura. 

4 - Jane Russell como Rio McDonald, em O proscrito (1943), dirigido por Howard Hughes. Os volumosos seios da atriz chamaram bastante atenção e a censura, já consolidada nesta época, fez vários embargos ao filme. 

5 - Gene Tierney como Laura Hunt, em Laura (1944), clássico de Otto Preminger. 

6 - Lauren Bacall como "Slim", em seu filme de estreia no cinema, Uma Aventura na Martinica (1944), de Howard Hawks. 

7 - Lana Turner como Cora Smith, em O destino bate à sua porta (1946), filme de Tay Garnett. 

8- Rita Hayworth como Gilda, em Gilda (1946), filme de Charles Vidor. Os cartazes do filme diziam "There never was a woman like Gilda!". 

9 - Ava Gardner como Maria Vargas em A Condessa Descalça (1954), filme de Joseph L. Mankiewicz.  

10 - Dorothy Dandridge como Carmen Jones, em Carmem Jones (1954), musical de Otto Preminger inspirado na ópera de Bizet. Dorothy Dandridge foi a primeira mulher negra a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz, ela foi indicada por este papel. 

11 - Marilyn Monroe como The Girl, em O pecado mora ao lado (1955), comédia de Billy Wilder. A atriz também esbanja sensualidade em Os homens preferem as loiras (1953) e Quanto mais quente melhor (1959).

12 - Grace Kelly como Frances Stevens, em Ladrão de casaca (1955), filme de Alfred Hitchcock. 

13 - Elizabeth Taylor como Maggie Pollit, em Gata em teto de zinco quente (1958), adaptação da peça homônima de Tennessee Williams, dirigida por Richard Brooks. 


6 comentários:

  1. Excelente seleção! Deu uma vontade de ver todos novamente... Acrescento a lindíssima Brigitte Bardot e, porque não, Audrey Hepburn... Ansioso já pela parte II...

    ResponderExcluir
  2. Já posso lhe revelar que Brigitte Bardot encabeçará a Parte II (reservada às atrizes não-americanas).

    Pensei bastante em incluir Audrey Hepburn. Eu a adoro, mas, para mim, ela não faz o perfil sexy. Ela é, provavelmente, uma das mulheres mais belas que o cinema já viu, mas, a meu ver, ela transmite uma aura de candura quase assexuada. Mas sei que muita gente a acha sexy... e vale a pena fazer a menção.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Notável Portfólio, Leonardo. São tantas e tantas ETERNAS que vem inspirando as mulheres ao longo do tempo, em geração para geração. Feliz dia da Mulher, pois merecem ter um dia dedicado a elas.

    Abraços e brilhante reminiscência

    Paulo Néry
    Filmes Antigos Club

    ResponderExcluir
  4. Mulheres...um assunto extremamente delicioso e agradável; mas me preocupa o fato da mídia nacional colocar o alto-estima mulher Brasileira na sola dos pés; através do desdém dispensado ao gênero, enquanto enaltece a beleza estrangeira.Um fato lamentável, essa indignidade como a mídia cumpre esse hediondo papel, com habilidade e maestria, não deixando em nenhum momento transparecer essa perversidade, esse cinismo a toda prova.

    ResponderExcluir
  5. Que lindas em preto e branco então.Falta uma seleção colorida da atualidade.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser mulher, e vejo que só os homens opinaram. Também deixarei a minha opinião. Leonardo, você esqueceu de incluir na lista (Parte I - A Era de Ouro de Hollywood) a atriz Ingrid Bergman Nieuwenhoff. Uma das mais belas atrizes de Hollywood – rosto perfeito – na minha opinião.

    FICHA:
    Ingrid Bergman Nieuwenhoff.
    Nascimento 29 de Agosto de 1915 Estocolmo - Suécia
    Nacionalidade Sueca
    Morte 29 de agosto de 1982 (67 anos) Londres, Inglaterra - Reino Unido
    Ocupação-Atriz
    Altura 1,80 m
    Cônjuge Lars Schmidt (1958 - 1975)Roberto Rossellini (1950 - 1957)Dr. Petter Lindström (1937 - 1950)
    Atividade 1932 até 1982


    Bergman foi três vezes premiada com o Óscar, sendo duas como Melhor Atriz (principal) e uma como Melhor Atriz (coadjuvante/secundária). O primeiro Óscar veio em 1944 com "À Meia-Luz", o segundo em 1956 com "Anastácia, a Princesa Esquecida", e o terceiro em 1974 como uma solteirona retraída em "Assassinato no Orient Express". Participou em numerosos filmes, incluindo clássicos do cinema americano, como Casablanca, ou do italiano, como Stromboli.

    PREMIAÇÕES:
    • Recebeu 6 indicações ao Óscar da Academia para Melhor Atriz (principal), por suas atuações em "Por Quem os Sinos Dobram" (1943), "À Meia Luz" (1944), "Os Sinos de Santa Maria" (1945), "Joana D'Arc" (1948), "Anastacia, a Princesa Esquecida" (1956) e "Sonata de Outono" (1978). Venceu em 1944 e 1956.
    • Ganhou o Óscar da Academia para Melhor Atriz (coadjuvante/secundária), por sua atuação em "Assassinato no Orient Express" (1974).
    • Recebeu 2 indicações ao Golden Globe Award para Melhor Atriz (filme dramático), por suas atuações em "À Meia Luz" (1944) e "Os Sinos de Santa Maria" (1945). Venceu em 1944 e 1945.
    • Recebeu 2 indicações ao Golden Globe Award para Melhor Atriz (filme dramático), por suas atuações em "Anastacia, a Princesa Esquecida" (1956) e "Sonata de Outono" (1978). Venceu em 1956.
    • Recebeu uma indicação ao Golden Globe Award para Melhor Atriz (comédia ou musical) em cinema, por sua atuação em "Flor de Cacto" (1969).
    • Ganhou o Golden Globe Award para Melhor Atriz (minissérie ou filme) em televisão, por sua atuação em "A Woman Called Gloria" (1982).
    • Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Atriz Estrangeira, por sua atuação em "A Morada da Sexta Felicidade" (1959).
    • Ganhou o BAFTA de Melhor Atriz (coadjuvante/secundária), por sua atuação em "Assassinato no Orient Express" (1974).
    • Ganhou um César honorário em 1976]

    BIOGRAFIA:
    Nasceu na capital sueca, às 3:30 da madrugada do dia 29 de agosto de 1915, filha de mãe alemã e pai sueco. A sua mãe morreu quando tinha dois anos e pai, Justus Bergman, era um fotógrafo boémio que lhe transmitiu o amor pelo teatro.
    Ingrid entrou para a Real Escola de Arte Dramática de Estocolmo e antes de terminar o curso estreou no cinema, levada por um caçador de talentos. Em dois anos participou de nove filmes na Suécia.
    Morreu no dia do seu aniversário, com 67 anos, depois de lutar seis anos contra um câncer nos seios e de fazer duas mastectomias. Em uma entrevista um ano antes de falecer, Ingrid disse que se recusava a se render à doença e que por isso continuava a fumar e a beber vinho e champagne. Encontra-se sepultada em Norra begravningsplatsen (Northern Cemetery), Estocolmo, Estocolmo (condado) na Suécia.
    (INFORMAÇÕES NO WIKIPEDIA.) ABRAÇOS, GILDETE - JEQUIÉ-BA

    ResponderExcluir