sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Johnny Cash e sua cinebiografia

Título original: Walk the Line
Lançamento: 2005
País: EUA
Direção: James Mangold
Atores: Joaquin Phoenix, Reese Whiterspoon, Ginnifer Goodwin, Robert Patrick.
Duração: 136 min
Gênero: Drama

 
Johnny Cash é considerado um dos músicos norte-americanos mais importantes do século XX. O cantor e compositor nasceu em 1932, em Arkansas, Estados Unidos. Apesar de ser considerado, sobretudo, uma estrela country, sua música “flertava” com outros gêneros como o rock and roll, blues, folk e o gospel. A voz grave, as roupas escuras e a rebeldia eram marcas registradas do cantor. A dependência química foi um capítulo extenso em sua vida. Ele chegou a afirmar que havia experimentado todos os tipos de drogas que existiam. Entre seus principais sucessos, estão: "Folsom Prison Blues","I Walk the Line", "Ring of Fire", Man in Black” e "Get Rhythm". Cash morreu em 2003 em decorrência de uma doença neurodegenerativa, diabetes e pneumonia. 

June Carter nasceu em 1929. A cantora e compositora country conheceu Cash em uma de suas turnês em meados dos anos 50. Os dois excursionaram e fizeram muitos shows juntos. Um dos frutos da parceria é a canção "Jackson". June foi casada três vezes, a última com Cash, com quem viveu durante 35 anos. Cash a pediu em casamento, em 1968, durante uma apresentação dos dois. Seus álbuns Wildwood Flower e Press on foram premiados com Grammys. Ela morreu aos 73 anos, quatro meses depois de Cash, em decorrência de complicações durante uma cirurgia cardíaca. 

Johnny & June, de James Mangold, relata a história de amor de Johnny Cash e June Carter. O roteiro, escrito pelo próprio Mangold e por Gill Dennis acerta ao focalizar um período específico da vida dos cantores: de 1952 a 1968. Assim, o filme mostra o primeiro casamento de Cash, os primeiros anos dele como cantor, o sucesso, o encontro com June, a luta contra as drogas e as tentativas de conquistar a cantora. É interessante observar que o filme se torna mais interessante quando focaliza o casal e se torna burocrático quando tenta explicitar outros momentos da vida do cantor, como a passagem pelo exército. Se o filme acerta no tratamento do romance de Johnny e June, ele é falho ao reconstituir a relação de Cash com seu pai e com sua primeira esposa, dois personagens que são boicotados pelo roteiro. O ódio que o pai de Cash sente pelo filho, por exemplo, é algo jamais bem explorado ou explicado pela trama. 

O filme se destaca, sobretudo, pela a atuação de seus dois protagonistas. Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon têm umas das melhores atuações de suas carreiras e a sintonia dos dois em cena é perfeita. Phoenix incorpora a voz grave do cantor e tem uma performance que está longe de se basear na pura imitação. Ele constrói um personagem perturbado, instável, mas extremamente romântico, vigoroso e encantador. Já Whiterspoon empresta seu carisma a June, criando uma personagem doce, ética, bem-humorada e talentosa. Do sotaque ao canto, sua atuação é extremamente correta (apesar de não ter merecido o Oscar de Melhor Atriz que levou naquele ano).

Johnny & June ainda é embalado por belas canções country, incluindo alguns ótimos números musicais. Apesar de ser uma cinebiografia extremamente convencional e, por vezes, esquemática, o longa conta uma linda história de amor e é uma grande oportunidade para se conhecer melhor o talentosíssimo Johnny Cash e a encantadora June Carter.  



O casal na vida real


Nenhum comentário:

Postar um comentário