terça-feira, 19 de julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Título original: Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 2
Ano: 2011. 
País: Estados Unidos. 
Diretor: David Yates. 
Roteiro: Steve Kloves. 
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Alan Rickman, Helena Bonham Carter, John Hurt. 
Duração: 130 minutos.

Os excelentes Daniel Radcliffe e Ralph Fiennes em cena do filme.

A saga fílmica Harry Potter termina muito melhor do que começou. Sem dúvida houve um amadurecimento gradual do projeto e seus dois últimos filmes são provavelmente os mais sombrios e interessantes capítulos da série. Os filmes Harry Potter já se tornaram um marco no cinema pela mobilização de público, pela bilheteria arrecadada no mundo inteiro e também pela qualidade da produção. Vários diretores passaram pela série e, mesmo assim, é inegável a coerência da história contada nos oito filmes, assim como excelência das pessoas envolvidas, desde os aspectos técnicos até o maravilhoso elenco, formado, em sua maioria, por ótimos atores ingleses. 

Harry Potter e as Relíquias do Morte - Parte 2 acompanha o protagonista que, ao lado de seus amigos Hermione e Rony, devem encontrar as últimas horcruxes, artefatos que contém partes da alma de Voldemort, a fim de destruí-las para que o poderoso vilão possa finalmente ser aniquilado. O último filme da série não se preocupa em recapitular os eventos anteriores. David Yates, o talentoso diretor dos últimos longas, opta por não didatizar a trama. Para os fãs, essa é sem dúvida a melhor opção, mas para aqueles que não estão ligados nos principais fatos da saga, torna-se imprescindível uma revisitada aos outros capítulos da história antes de assistir ao filme. 

David Yates cria um filme tão sombrio e melancólico quanto o anterior. Apesar de recheado de muitas cenas de ação, o diretor acerta ao dar um tom de despedida ao clímax da história. A bela fotografia do português Eduardo Serra e a direção de arte do filme contribuem para a construção de um universo quase apocalíptico, sombrio e de destruição. A magnífica Hogwarts é símbolo do terror que se instala neste último capítulo da série, com sua imponência mórbida e triste. A bela trilha sonora de Alexandre Desplat carrega em alguns momentos tons épicos, mas é, sobretudo, melancólica e emocionante. Os efeitos especiais foram sempre essenciais para a série, afinal trata-se de um mundo mágico. Em Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 2, os efeitos visuais criam um espetáculo fascinante e contribuem para a criação do universo encantado da obra de J. K. Rowling. 

O trio de atores principais foi crescendo com a série e é tocante ver a evolução de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint ao longo da octologia. Com ansiedade espero os próximos trabalhos dos três atores, que provaram ter, além de carisma, muito potencial e talento. Os experientes Ralph Fiennes (Voldemort), Alan Rickman (Snape) e Michael Gambon (Dumbledore) são, no entanto, os destaques da produção. Compondo magistralmente três personagens icônicos da série, eles dão uma aula de interpretação em cada cena que aparecem. Apesar de me doer o fato de grandes atores, como Emma Thompson e Jim Broadbent, fazerem apenas uma pequena ponta, é maravilhoso o fato de ter se dado uma ótima cena para a octogenária Maggie Smith, que interpreta a professora Minerva.

Harry Potter e as Relíquias do Morte - Parte 2 acerta em quase tudo, mas certas perdas que ocorrem ao longo da trama e os momentos-chave do filme perdem um pouco de sua força provavelmente por uma escolha do diretor de evitar ao máximo o melodrama. Assim, certas cenas não têm o impacto emocional que poderiam ter. A última cena, a meu ver, poderia ter sido facilmente eliminada do filme, mesmo estando presente no livro. 

A saga Harry Potter merecia um grande fechamento. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 é um ótimo filme que faz jus ao amor que os fãs nutrem pela a história do bruxo mais famoso do cinema.

Assista ao trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário