quarta-feira, 30 de março de 2011

Os melhores beijos do cinema - parte 1

Uma das atividades a qual tenho podido me entregar através deste blog é a de fazer inventários. Através das minhas listas me lanço ao prazer do arquivo e busco desafiar a mémoria e o tempo, relembrando as cenas que marcaram a história do cinema e as que marcaram a minha história. Neste post, enumerarei os melhores beijos do cinema. A lista de hoje promete ter muitos desdobramentos já que em praticamente  todo filme existe pelo menos um beijo e seria injusto, portanto, me limitar a apenas uma lista. Nesta primeira seleção, escolhi alguns beijos que se tornaram clássicos  do cinema e outros que, apesar de recentes, têm tudo para se tornarem. Antigos ou novos, são todos beijos de amor. Lembrando que esta é somente a primeira parte de uma seleção que se pretende bem longa...

1 - E o vento levou... (Gone with the wind) - 1939

Clark Gable e Vivien Leigh

Em E o vento levou, um dos meus filmes favoritos, a (anti)heroína Scarlett O'Hara distribui vários tapas e ganha alguns beijos.  Muitos deles são marcantes. Destaco o beijo entre ela e Rett, que acontece antes que ele vá lutar na guerra. Ele a deixa no meio do caminho em direção a Tara. Rett diz: "Aqui está um soldado do Sul que ama você, Scarlett. Que quer sentir seus braços em volta dele, que quer carregar na memória seus beijos nas batalhas. Não se preocupe em me amar, você é uma mulher enviando um soldado para a sua morte com uma linda lembrança. Scarlett! Beije-me! Beije-me! uma vez...". 

O vermelho saturado da fotografia desta cena, presente em diversos momentos durante o filme, torna este beijo ainda mais lindo. 





2 - A um passo da eternidade 
(From here to eternity) - 1953 

Burt Lancaster e Deborah Kerr

Este beijo é normalmente apontado como o mais sexy do cinema. Ele transborda sensualidade e é extremamente ousado, principalmente se considerarmos que foi filmado na década de 50. O filme em si não me agrada muito, mas esta cena permanece como uma das mais famosas do cinema, tendo sido parodiada por diversas vezes, inclusive no desenho Shrek.


3 - Meu primeiro amor (My girl) - 1991

Macaulay Culkin e Anna Chlumsky
Meu primeiro amor é um filme que está presente na memória afetiva de toda uma geração. A cena deste primeiro beijo é um dos momentos mais fofos do cinema! Lindo e sensível, o filme fala sobre o amor, sobre crescer e sobre como lidar com a morte...


4 - Bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany's) - 1961

George Peppard e Audrey Hepburn
Bonequinha de Luxo é um filme maravilhoso, que consegue ser comédia, romance e drama. Esta cena final é emocionante: a busca pelo gatinho de Audrey termina com um lindo beijo sob a chuva e observe que o gatinho está lá no meio.


5 - Homem-aranha (Spider man) - 2002

 Ok... o filme não é nenhuma obra-prima, mas este beijo foi um dos mais marcantes da última década.


6 - Moulin Rouge, o amor em vermelho - 2001


Moulin Rouge, que trouxe de volta os musicais, é também palco para uma grande história de amor. Este beijo ocorre logo depois que Ewan McGregor canta a linda música de Elton John, Your song.


7 - Uma linda mulher (Pretty Woman) - 1990 


Uma linda mulher conta a história da paixão entre uma prostituta e seu rico cliente. Entre os personagens de Julia Roberts e Richard Gere havia a regra de jamais beijar na boca, ato considerado muito íntimo. Esta cena corresponde ao momento em que este limite é rompido, neste belo conto de fadas moderno.



8 - Titanic - 1997

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet

Cena um pouco gasta, mas que não deixa de ser um momento especial do cinema. Impossível não se lembrar dela quando se pensa em grandes beijos. 


9 - O casamento do meu melhor amigo 
(My best friend's wedding) -  1997


Adoro o filme e adoro esta cena, que também contém uma linda declaração de amor, com a ótima frase de  Julia Roberts "Choose me!" (Escolha-me). Roberts, na minha opinião, tem uma das melhores atuações da sua carreira neste filme e o  beijo roubado é sensasional. 



10 - WALL-E - 2008


Wall-e, obra-prima da Pixar, é um dos grandes romances do cinema e, quem diria, entre dois robôs. O beijo entre Wall-e e Eva é seguido de uma linda dança no espaço.



11 - A dama e o vagabundo (Lady and the Tramp)- 1955

Vagabundo e Dama



Este é o beijo acidental mais famoso do cinema. E merecidamente...


12 - Branca de Neve e os sete anões
(Snow White and the Seven Dwarfs) - 1937


Branca de Neve e os sete anões sobrevive ao tempo como um dos filmes mais importantes do cinema. Esta cena corresponde ao beijo da vida, em que o príncipe finalmente encontra sua amada.

 

3 comentários:

  1. Eduardo Contin Gomes31 de março de 2011 às 01:56

    Leo,
    Parabéns pelo belo trabalho. Gostei muito e os filmes comentados são dos melhores. Gostaria que você incluísse dois filmes: Madame "x" com Lana Turner e Sissi com a lindíssima Romy Schneider. Um abraço e muito obrigado. Sou Eduardo Contin Gomes pai da Sofia, sua colega e amiga.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, pra ficar minha cara mesmo, só faltou o beijo do clássico "A bela e a fera"...

    No mais, ótima seleção, adoro, do princípio ao fim "O casamento do meu melhor amigo" , "Moulin Rouge" e "Titanic"

    ResponderExcluir