quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um corpo que cai - 1958

Ao fim da sessão na Cinemateca, uma senhora falou com uma expressão realmente assustada: "Detesto essa música, ela é assustadora, sempre me fez mal!". Ela se referia à trilha sonora de Vertigo (traduzido em português pelo dramático título, mas não de tudo infeliz, Um corpo que cai). De fato, a fantástica trilha de Bernard Herrmann é um dos elementos que deixa o espectador tenso, completamente imerso numa história que a cada momento parece nos guiar para um precipício. Ver o filme de Hitchcock numa sala de cinema, com as condições de som adequadas me fez apreciar ainda mais essa trilha bela e "assustadora". Mas ao contrário da senhora, eu adorei cada acorde.

Um corpo que cai é um suspense com toques trágicos. Sua trama é sombria, séria, com toques de melancolia. O enredo fala de um detetive afastado da polícia por causa do seu grave problema com lugares altos (acrofobia). Após seu afastamento, ele é procurado por um ex-colega de universidade para seguir sua mulher que parece estar sob a influência de uma força espírital. James Stewart, o ator que melhor encarnou no cinema o homem comum, dá a vida ao detetive. Acredito que seja sua melhor interpretação em um filme de Hitchcock (ele esteve presente em vários filmes do diretor). Kim Novak é a loira platinada da vez, o objeto do desejo. Ela não é tão talentosa e bela quanto Grace Kelly, mas é eficiente e melhor que Tippi Hedren (loira que faz Os pássaros). Detalhe: a atriz só fala aos 45 minutos da produção.

Apesar de ter sido um fracasso de bilheteria em sua estréia, o filme é uma das maiores obras-primas do diretor... mestre na criação do suspense. O motivo da vertigem é evocado pela constante referência à formas circulares e de espirais, como na abertura dos créditos iniciais feita pelo famoso designer Saul Bass.

Assim como em Ladrão de Casaca, Hitchcock faz seu cameo. Mas desta vez sua aparição é bem mais discreta e não provoca riso como no filme de 1955.

Observe e o encontre em cena:



Cena do filme: (famosa sequência do pesadelo)


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário