quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quem tem medo de Virgínia Woolf? - 1966

Seguindo a linha de filmes baseados em peças teatrais... escolhi para a minha próxima revisita a adaptação cinematográfica da peça de Edward Albee Quem tem medo de Virgínia Woolf?. O filme de 1966 é de Mike Nichols, diretor mais conhecido pelo filme A primeira noite de um homem e pelo recente Closer. É o meu filme preferido do diretor, que se destaca por privilegiar a construção de personagens complexos e interessantes em suas tramas, normalmente espaço para grandes atuações. Vale também indicar a minissérie Angels in America, outro grande trabalho do diretor.

Quem tem medo de Virginia Woolf? é um filme assustadoramente intenso. Nele, vemos o então casal na vida real, Elizabeth Taylor e Richard Burton, interpretarem um casal disfuncional e amargo. No filme, ilusão e realidade se misturam, somos apresentados à jogos cruéis entre duas pessoas que só conseguem se amar na dor. Recheado de frases antológicas e grandes diálogos, o filme nos oferece a melhor atuação da carreira de Elizabeth Taylor, em uma atuação à la Bette Davis (uma das maiores atrizes do cinema hollywoodiano e que tinha uma fama de bitch, dentro e fora das telas), não é por acaso que ela faz referência a atriz em uma das primeiras cenas do filme. Veja abaixo:


 Agora, veja a cena original com a fala "What a dump!", de Bette Davis.


Segundo Bette Davis, Elizabeth Taylor, ao falar a frase, é ainda mais megera do que ela do que ela no original.

Assim como em Uma rua chamada pecado, os 4 quatro atores principais concorreram ao Oscar, Elizabeth Taylor e Sandy Dennis, levaram respectivamente o de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. O filme se passa em uma noite e mostra dois casais que têm que lidar com ressentimentos, mentiras e mágoas. Não é por acaso que o título do filme fala de Virgínia Woolf, autora conhecida por fazer uma investigação psicológica de seus personagens.

Um drama imperdível, com grandes atuações e diálogos cortantes...

Cena preferida: (novamente, uma das)

Nenhum comentário:

Postar um comentário