terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O leão no Inverno - 1968

Eu adoro filmes de atores. Explico: são filmes que têm como grande triunfo a força de seu elenco. E nada melhor do que adaptações de peças teatrais para encontrar grandes atuações, uma vez que a ação é concentrada e o diálogo é a alma do filme. Hoje falarei de um filme de atores. Assim como aconteceu com Quem tem medo de Virgínia Woolf?, tive uma grande e repentina vontade de rever O leão no Inverno, de 1968, baseada na peça teatral de James Goldman (também roteirista do filme). Este é o segundo filme do pouco conhecido diretor Anthony Harvey. Ao contrário de Quem tem medo... o filme de Harvey carece de uma linguagem mais cinematográfica, se limitando  a quase um teatro filmado. 

Mas, como disse, é um filme de atores e, neste caso, de Katharine Hepburn, Peter O'Toole, Anthony Hopkins, Jonh Castle e Timothy Dalton. Esse encontro por si só é um espetáculo. A trama gira em torno do rei Henri II (O'Toole) que precisa escolher seu sucessor entre seus três filhos homens. Uma guerra de poder e ambição é então iniciada com a participação ativa da rainha, Eleanor (Hepburn), mulher e inimiga íntima do rei. Se deixarmos um pouco de lado a nobreza, o enredo fala de uma família disfuncional, cheia de mágoas, rancores, mentiras e traições. Vemos também um terrível jogo de poder e estratégia fruto de uma ambição sem limites. 

Katharine Hepburn, tem, na minha opinião uma de suas melhores performances. Sua personagem é complexa, inteligente, fria, calculista, mas também uma mulher ferida pelo desprezo do marido e que o ama apesar de se opor a ele. Ela consegue me comover em diversas cenas, como quando ela se olha no espelho procurando a beleza de outrora. Fantástica interpretação que foi recompensada com o Oscar (único caso da história de um Oscar dividido, com Barbra Streissand). Temos também o genial Peter O'Toole, o ótimo Anthony Hopkins e Thimoty Dalton (que tem uma participação menor, mas uma cena fantástica).

O leão no inverno tem diálogos afiadíssimos, alguns cheios de veneno, humor e crueldade. História, jogos de poder, grandes frases e atuações maravilhosas... este filme merece ser redescoberto e visto.

Grandes momentos (infelizmente sem legendas):




Assista também ao trailer:

Um comentário:

  1. Ah, que lembrança querida da fantástica Katharine Hepburn. Lembro quando vimos Alice Adams, cuja atuação dela me ganhou para sempre! Confesso que O Leão no Inverno, como filme, não me ganhou tanto assim, talvez pelos diálogos muito longos, característicos mesmo do teatro, mas a atuação dela sem dúvida é inquestionável.
    Parabéns pela crítica, tíbolas!
    Tibilinha

    ResponderExcluir