quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vestígios do dia - 1993

Merchant (produtor) e Ivory (diretor) são uma dupla de sucesso do cinema inglês. Entres os seus filmes de maior sucesso estão Uma janela para o amor, Retorno a Howard's End e este Vestígios do dia. A dupla inglesa é famosa por revitalizar o drama de época. Focalizando muitas vezes seus enredos na aristocracia inglesa, assim como na diferença entre classes, seus filmes são famosos pela luxuosidade de seus cenários, por mostrar a beleza das paisagens inglesas e por veicular dramas humanos em um estilo frio e comedido.

Apesar de não ser um grande fã do cinema da dupla justamente pela frieza mencionada, Vestígios do Dia é um filme extremamente bem sucedido. Indicado a 8 Oscar's, a produção conta com o talento de Anthony Hopkins e Emma Thompson em seus papéis principais.  Ele interpreta um leal mordomo completamente dedicado a sua função, alienado de sua própria vida e das suas próprias vontades. Ele trabalha para um grande gentleman inglês, envolvido politicamente com os nazistas no pós Segunda Guerra Mundial. Thompson é a governanta da mansão. O filme, assim como em O assassinato de Gosford Park do mestre Altman, mostra a realidade da aristocracia inglesa e a vida dos empregados. Mas, na verdade, o filme conta,  em flashback,  uma grande história de amor, nunca consumada.

A atuação de Hopkins é comovente, como um homem completamente reprimido em suas vontades e convicto de que está destinado a sempre servir. A sempre fantástica Thompson também faz muito com muito pouco. A atuação deles está no olhar, no não dito, nos gestos mais simples...

Um belo filme, roteiro, direção de arte e direção...


Assista ao trailer:



Um comentário:

  1. Já quero ver esse logooooo... a crítica ficou tão bacana, que já me convenceu mesmo... assim que assistir, compartilho com você minhas impressões, mas nada profissional como as suas, ne! hehehe..
    Tibilinha

    ResponderExcluir