quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

As maiores atuações do cinema - Parte 2

Confira a segunda parte da nossa lista:



60 - Felicity Huffman como Bree em Transamérica (2005) - Felicity Huffman está incrível ao interpretar um transexual. É um prazer observar os detalhes da composição da atriz: da voz ao jeito de andar. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz (Drama) no Globo de Ouro, prêmio do National Board of Review. 

59 - Selton Mello como André em Lavoura Arcaica (2001) - A força da atuação de Selton Mello encontra eco no maravilhoso texto de Raduan Nassar e no lirismo da direção de Luiz Fernando Carvalho. Um grande momento do cinema nacional! Principais prêmios: Prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília e no Festival de Havana. 

58 - Charles Chaplin como o operário da fábrica em Tempos Modernos (1986) - A performance de Chaplin é atemporal. É impressionante como ele consegue fazer rir até mesmo os jovens de hoje. Principais prêmios: nenhum.

57 - Holly Hunter como Ada McGrath em O Piano (1993) - A beleza de atuação de Holly Hunter dispensa qualquer comentário. É pura poesia. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz em Cannes, BAFTA de Melhor Atriz e Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama).  

56 - Mo'nique como Mary em Preciosa (2009) - O que Mo'nique faz em Preciosa é quase sobrenatural. Sua atuação é monstruosa. Ela interpreta a pior mãe do mundo, mas consegue humanizá-la em seu último monólogo. Detalhe: a atriz se tornou conhecida como comediante. Principais prêmios: Oscar,  BAFTA, Independent Spirit Awards e Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

55 - Max Von Sydow como Lassefar em Pelle, O Conquistador (1987) - Max von Sydow é um ator sensacional. Sua performance no belo filme dinamarquês é uma das coisas mais emocionantes do cinema. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator. 

54 - Greta Garbo como Ninotchka em Ninotchka (1939) - Quem poderia imaginar que a melancólica Greta Garbo seria tão boa fazendo comédia? Pois bem... Greta Garbo ri e nos faz rir! Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz. 

53 - Heath Ledger como Coringa em O Cavaleiro das Travas (2008) - "Why so serious?" Uma atuação antológica, o maior legado de Ledger para o cinema. Principais prêmios: Oscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. 

52 - Hilary Swank como Brandon Teena em Meninos não Choram (1999) - Hilary Swank constrói um dos grandes personagens trágicos dos últimos tempos. Principais prêmios: Oscar, Globo de Ouro e Independent Spirit Awards de Melhor Atriz. 



51 - Katharine Hepburn como Susan Vance em Levada da Breca (1938) - Katharine Hepburn, considerada uma das maiores atrizes do cinema, nunca esteve tão engraçada! Sua performance é um show de screwball comedy. Detalhe: a atriz nunca havia feito comédia antes. Principais prêmios: Hepburn que foi tão premiada, não recebeu nenhum prêmio por este que é um de seus melhores trabalhos, o que pode ser explicado pelo fato de o filme ter sido um grande fracasso de bilheteria na época de seu lançamento. Hoje é considerado um clássico absoluto. 

50 - Audrey Hepburn como Holly Golightly em Bonequinha de Luxo (1961) - Ela é doce, atrevida, sonhadora, elegante. Audrey Hepburn cria uma princesa moderna de conto de fadas . Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz. 

49 - Isabelle Hupert como Erika Kohut em A Professora de Piano (2001) - A atriz francesa está soberba como a autodestrutiva e obsessiva pianista. Uma atuação genial. Principais prêmios: Prêmio de Melhor Atriz em Cannes (votação unânime). 

48 - Cate Blanchett como Elizabeth I em Elizabeth (1998) - Assistir a atuação de Cate Blanchett é como testemunhar a metamorfose de uma garota inocente em uma poderosa e impiedosa rainha. Uma atuação magistral. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz (Drama) no Globo de Ouro, BAFTA de Melhor Atriz. 

47 - Geoffrey Rush como David Helfgott em Shine - Brilhante (1996) - Uma atuação brilhante! Principais prêmios: Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e SAG de Melhor Ator.

46 - Faye Dunaway como Joan Crawford em Mamãezinha Querida (1981) - O filme pode ser péssimo, mas a interpretação de Faye Dunaway é fenomenal e assustadora. A atriz parece a própria encarnação do diabo ao dizer: "No wire hangers, ever!". Principais prêmios: Ela ganhou o prêmio Razzie de pior atriz do ano. A crítica da época não aprovou a atuação over.

45 - Bruno Ganz como Adolf Hitler em A Queda! As últimas horas de Hitler (2004) - Sensacional! Obra-prima de atuação. Principais prêmios: Prêmio de Melhor Ator da Associação de Crítica de Londres. 

44 - Jessica Lange como Frances Farmer em Frances (1982) - A melhor performance da carreira de Jessica Lange. Uma interpretação extraordinária. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz no Festival de Moscou. 

43 - Peter Sellers como Chance em Muito além do jardim (1979) - Peter Sellers era um gênio. Em seu penúltimo filme, ele nos oferece, provavelmente, sua melhor interpretação: ao mesmo tempo engraçada e emocionante. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro, prêmio do National Board of Review. 


42 - Dustin Hoffman como Ratso em Perdidos na Noite (1969) - O camaleão Dustin Hoffman dá uma aula de interpretação em Perdidos na Noite. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio BAFTA de Melhor Ator. 

41 - Ingrid Bergman como Charlotte Andergast em Sonata de Outono (1978) - Um dos grandes momentos da carreira da maravilhosa Ingrid Bergman. Ela brilha no belo filme de Ingmar Bergman. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, prêmio do National Board of Review, do New York Film Critics Circle Awards e do National Society of Film Critics Awards. 

40 - Denzel Washington como Malcon X em Malcon X (1992) - Incrível e icônica interpretação de Denzel Washington. Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator, prêmio de Melhor Ator no Festival de Berlim, prêmio do New York Film Critics Circle Awards. 

39 - Kathy Bates como Annie Wilkes em Louca Obsessão (1990) - Em Louca obsessão, Kathy Bates é tão divertida, quanto assustadora. A atriz criou uma das vilãs mais memoráveis do cinema. Principais prêmios: Oscar e Globo de Ouro de Melhor Atriz. 

38 - Naomi Watts como Cristina Peck em 21 gramas (2003) - A atuação de Naomi Watts é visceral, de arrepiar, em uma entregue sublime à personagem. Poucas vezes uma atriz conseguiu retratar a dor da perda de uma forma tão intensa. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz e ao Globo de Ouro, prêmio do Los Angeles Film Critics Association Awards. 

37 - Samuel L. Jackson como Jules Winnfield em Pulp Fiction (1994) - Performance antológica! Principais prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, prêmio BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante, prêmio de Melhor Ator no Independent Spirit Awards.

36 - Charlize Theron como Aileen em Monster - Desejo Assassino (2003) - Quem poderia imaginar que a bela Charlize Theron fosse capaz de um desempenho desses! Uma das maiores atuações da última década. A atriz se transforma completamente e confere complexidade e humanidade à serial killer. Principais prêmios: Oscar de Melhor Atriz, prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim, prêmio de Melhor Atriz (Drama) no Globo de Ouro, prêmio SAG.

35 - Robert de Niro como Jake La Motta em O Touro Indomável (1980) - Robert de Niro interpreta um personagem auto-destrutivo e emocionalmente instável. Um prato cheio para o talento do ator! Principais prêmios: Oscar e Globo de Ouro de Melhor Ator e prêmio do National Board of Review.  

34 - Bette Davis como Baby Jane Hudson em O que terá acontecido com Baby Jane? (1962) - Bette Davis em sua atuação mais over, só podia ser fenomenal. Ela cria uma personagem assustadora, bizarra, mas também digna de compaixão. Principais prêmios: Indicada ao Oscar de Melhor Atriz. 

32 - Susanne Lothar como Anna em Violência gratuita (1997) - A atriz alemã em uma atuação terrivelmente realista e angustiante. Sua expressão é o puro reflexo da dor, neste genial filme de Michael Haneke. Principais prêmios: nenhum. 

31 - Laurence Olivier como Hamlet em Hamlet (1948) - Um dos maiores atores ingleses de todos os tempos, interpretando o maior personagem masculino de todos os tempos. A combinação tinha que ser extraordinária. Principais prêmios: Oscar de Melhor Ator, Prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza e no Globo de Ouro. 

Não perca os primeiros colocados, amanhã!



4 comentários:

  1. O negócio tá ficando quente! Louca para saber quem foram os primeiros. Achei super bacana a inclusão do Selton Mello.

    ResponderExcluir
  2. A lista está ficando cada vez melhor: Katharine Hepburn,Greta Garbo, Peter Sellers, Ingrid Bergman, Laurence Olivier, Bette Davis, Dustin Hoffman e Max Von Sydow (concordo que ele é um ator sensacional). Parabéns!

    ResponderExcluir