terça-feira, 30 de agosto de 2011

Rio - 2011

Título original: Rio
Lançamento: 2011 
País: EUA
Direção: Carlos Saldanha
Atores: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx.
Duração: 96 min
Gênero: Animação

Um espetáculo visual a serviço do clichê

Carlos Saldanha foi co-diretor do filme A Era do Gelo e diretor dos dois filmes seguintes da série. Neste ano, o brasileiro lançou Rio, um sucesso de bilheteria. O filme conta a história de um filhote de arara azul, chamado Blu, que é contrabandeado para os Estados Unidos e lá encontra uma adorável menina, Linda, que se torna sua dona. 15 anos depois, um ornitólogo brasileiro o encontra e sugere que Linda o leve ao Brasil para que Blu possa se acasalar com Jade, uma fêmea da mesma espécie. Esse acasalamento se faz necessário já que a ave está em extinção. Completamente domesticado, Blu não sabe voar e terá certa dificuldade em conquistar sua pretendente.

Apesar de ser carioca, Carlos Saldanha parece enxergar a cidade maravilhosa como um turista estrangeiro que não consegue ver muito além dos estereótipos. Com o argumento do próprio Saldanha e escrito a quatro mãos (Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia e Sam Harper), o roteiro é, sem dúvida, o maior problema do filme. Tal problema torna-se previsível quando verificamos o currículo nada impressionante dos roteiristas (responsáveis pela série Vovó Zona e os longas Sobrevivendo ao Natal, O Agente Teen 2, além de outras bombas). 


O roteiro incrivelmente bobo cria figuras como um guarda que é travesti, um cão babão que se fantasia de Carmen Miranda, um ornitólogo completamente idiotizado e macacos que roubam turistas. Além desses, temos como vilão uma cacatua malévola chamada Nigel, cujas motivações nunca são efetivamente exploradas. O filme raramente consegue soar engraçado e quando o consegue, isso se deve muito mais a gags visuais do que a uma piada bem elaborada. Além disso, a construção da narrativa não é particularmente empolgante para um filme de aventura, já que o filme cai sempre no lugar-comum.

Os protagonistas Blu e Jade, assim como os passarinhos coadjuvantes Nico e Pedro, são as figuras mais interessantes da animação. Tais personagens são beneficiados pelas dublagens inspiradas de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Will i Am  e Jamie Foxx. Deve-se destacar também que, visualmente, o filme é um espetáculo, contando com um belo design de produção e uma fotografia que abusa de cores fortes. É interessante observar o calor exalado pelo filme em contraste à estética glacial dos filmes anteriores de Saldanha. Outro destaque é a trilha sonora animada de John Powell que contou com o auxílio dos brasileiros Sérgio Mendes e Carlinhos Brown. Os números musicais do longa também não deixam a desejar, apesar de não serem particularmente marcantes.

Rio apresenta alguns momentos interessantes. Vale destacar aquele em que o menino Fernando senta no alto de um barracão, no morro, com vista para a baía da Guanabara. Outra cena interessante é aquela em que Blu e Jade andam de bondinho, enquanto Nico e Pedro tentam criar um clima romântico para que finalmente ocorra o primeiro beijo entre o casal. Também merece elogios a mensagem ecológica que o filme veicula, denunciando a venda animais silvestres. O filme, no entanto, não deixa de ser um acúmulo de estereótipos e clichês sobre o Rio de Janeiro, se assemelhando a um material publicitário para turistas. Por fim, o filme não tem o humor delicioso presente na série A Era do Gelo, assim como personagens tão encantadores e divertidos como Manny, Sid, Diego e o esquilo Scratte. 


 Assista ao trailer:




Um comentário:

  1. Bom filme, mas eu estava esperando algo bem melhor. É engraçadinho, bonitinho e extremamente clichê das animações. A única coisa que consigo me lembrar do filme que realmente gostei foi a trilha sonora, que me dava vontade de dançar no cinema. Mas, de resto...
    Abraços

    ResponderExcluir