domingo, 21 de agosto de 2011

Lady Vingança - 2005

Título original: Chinjeolhan Geumjasshi
Lançamento: 2005 
País: Coréia do Sul
Direção: Park Chan-Wook
Atores: Yeong-ae Lee, Choi Min-Sik, Go Su-Hee, Kim Bu-Seon, Kim Byeong-Ok.
Duração: 112 min
Gênero: Drama

Uma das melhores cenas do filme: o sonho de Geum-ja

Lady Vingança fecha a "trilogia da vingança" idealizada pelo cineasta sul-coreano Chan-wook Park. Oldboy (2003), filme que antecede Lady, foi um grande sucesso de público e crítica. O multipremiado thriller conta a história de um homem que, raptado e aprisionado por 15 anos, deve encontrar o seu sequestrador para se vingar. Se em Oldboy temos a perspectiva masculina, no filme de 2005 a vingança é um sentimento puramente feminino (vide o título "Senhora Vingança"). No longa, uma jovem mulher chamada Geum-ja Lee vê-se obrigada a assumir, no lugar do amante, a culpa do sequestro e assassinato de uma criança de seis anos. Ela permanece presa por 13 anos, durante os quais planeja a sua vingança com a ajuda das outras detentas.

Apesar de ser tão intenso quanto o filme anterior, Lady Vingança aborda a questão da vingança de uma maneira bem diferente. Chan-wook Park abre mão da ação e de grande parte da violência física presente em Oldboy, para criar um filme muito mais experimental, lírico e complexo. O diretor investe durante toda a primeira metade da projeção em uma narrativa que alterna ações do passado e do presente para reconstituir o drama de Geum-ja. A escolha de uma estrutura não linear obriga o espectador a participar da construção da história. No entanto, este não é um filme de ligar pontos e buscar a lógica, Park nos convida a uma viagem emocional e até mesmo sensorial. Assim, ele brinca com as cores (fortes, avermelhadas), com os ângulos e com a música.

Criando composições belíssimas, buscando enquadramentos diferentes, apostando na sobreposição de imagens e em closes dramáticos, Park faz um filme esteticamente impecável. Auxiliado por uma direção de arte fantástica e uma bela fotografia, o filme é o sucesso da forma. O conteúdo, por sua vez, não sai prejudicado. Park lida com questões como a culpa, a morte e o ódio de uma maneira extremamente rica, fazendo o uso de alegorias e de símbolos. Tais questões são personificadas maravilhosamente bem  pela protagonista e é com uma sutileza fenomenal que a atriz Yeong-ae Lee mostra a transformação da personagem, suas angústias e seu sofrimento. Carregando em si a ambiguidade do bem e do mal, a vingadora Geum-ja tem tanto a alcunha de bruxa, como a de anjo e seu olhar diz muito mais do que suas palavras. 

Lady Vingança talvez seja um filme menos acessível e menos empolgante que seu irmão mais famoso, Oldboy, mas talvez ele aborde de forma mais sensível sentimentos como  o vazio da vingança, a necessidade da redenção, a dificuldade de recomeçar e a dor da perda e da culpa. Chan-wook Park mostrou ser um verdadeiro mestre ao usar brilhantemente tudo o que a linguagem cinematográfica tem a oferecer para traduzir sentimentos que são a priori intraduzíveis.

Assista ao trailer:


Um comentário:

  1. Esse, com certeza, é o meu favorito da trilogia da vingança. Gosto bastante dos três filme de Chan-wook Park, mais Lady Vingança saiu em disparada na frente de Mr. Vingança e Oldboy. É tudo o que você falou, uma compilação de ódio, amargura e vingança escondida não só numa pessoa. Nos faz pensar o que a pessoa que passa na rua ao nosso lado tem vontade de fazer em seu íntimo com alguém que ela odeia. E, mais importante, é um filme de redenção. A cena final me arrepia até hoje.
    Abraços!

    ResponderExcluir