terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cena do Dia - Pulp fiction (1994)

Pulp Fiction é um dos filmes mais importantes e influentes da década de 90 e um jovem clássico que tem uma posição de destaque na história do cinema. Ambientado na Los Angeles dos anos 90, o longa de Quentin Tarantino conta várias histórias que se entrelaçam: a de dois assassinos profissionais, a de um gângster e sua esposa, a de um boxeador e a de um casal que tenta assaltar um restaurante. Na Cena do Dia, temos uma das cenas mais fortes do filme. Nela, Jules Winnfield (interpretado magistralmente por Samuel L. Jackson) interroga um moço, um pequeno criminoso, que teria tentado passar para trás o poderoso Marsellus Wallace, para quem Jules trabalha. A cena é violenta, mas recheada de um humor negro bem caractéristico das obras de Tarantino. Algumas falas são antológicas, como o diálogo que gira em torno da palavra "what" e o momento em que Jules pergunta se Marsellus parecia uma "bitch". Mas nada se compara ao insólito momento em que Jules recita um trecho da Bíblia.

"O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas injustiças dos egoístas e pela tirania dos homens maus. Abençoado é aquele que, em nome da caridade e da boa-vontade pastoreia os fracos pelo vale da escuridão, pois ele é verdadeiramente o protetor de seu irmão e aquele que encontra as crianças perdidas. E Eu atacarei, com grande vingança e raiva furiosa aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá: chamo-me o Senhor quando minha vingança cair sobre você". (Ezequiel 25:17)




Um comentário:

  1. Toda vez que me perguntam qual é o melhor Tarantino, fico em dúvida entre Pulp Fiction e Kill Bill. Mas, quando revejo Pulp Fiction, sempre me surge em mente a ideia de que essa é a obra-prima de Tarantino, ainda mais com Samuel L. Jackson citando a Bíblia a cada assassinato. Cena antológica!
    Abraços.

    ResponderExcluir