sexta-feira, 9 de março de 2012

O Príncipe Encantado - 1957

Título original: The Prince and the Showgirl
Lançamento: 1957
País: Inglaterra
Direção: Laurence Olivier
Atores: Marilyn MonroeLaurence OlivierRichard Wattis e Sybil Thorndike
Duração: 115 min
Gênero: Comédia

Laurence Olivier e Marilyn Monroe estrelam O Príncipe Encantado
Ao analisar Sete Dias com Marilyn (2011) em minha última crítica, afirmei que a comédia romântica O Príncipe Encantado (1957) promovia o encontro entre a maior estrela de Hollywood, Marilyn Monroe, e o ator inglês mais admirado de todos os tempos, Laurence Olivier. Tal encontro é interessante ainda por reunir dois ícones que definitivamente não compartilhavam o mesmo status na indústria cinematográfica. Enquanto Olivier carregava uma aura de realeza britânica, Monroe sempre nos remeteu a uma deliciosa mundaneidade. Indubitavelmente talentoso e celebrado em vida pelo seu trabalho no cinema e no teatro, o ator/diretor inglês é normalmente lembrado pelos múltiplos personagens shakespearianos que interpretou durante sua carreira, tais como Hamlet, Ricardo III e Otelo. Já a atriz americana amargou durante toda a sua carreira o fato de não ser levada a sério como atriz, tendo se consagrado em papéis cômicos que exploravam ao máximo o seu sex appeal . Poucos viam o talento por trás da beleza e da sensualidade natural daquela que veio a se tornar a mulher mais famosa do mundo. Uma frase de Sete dias com Marilyn parece resumir muito bem o que significava a realização de O Príncipe Encantado para ambos os atores: "É uma agonia porque ele (Olivier) é um grande ator que quer ser uma estrela e você (Monroe) é uma estrela que quer ser uma grande atriz". 

Laurence Olivier era um experiente diretor de teatro. No cinema, no entanto, ele dirigiu apenas cinco filmes, nos quais também atuou. O Príncipe Encantado é a sua quarta aventura por detrás das câmeras. Laurence Olivier chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 1949, por Hamlet (1948). No entanto, não é segredo para ninguém que Olivier era melhor ator que cineasta. Reza a lenda que foi a dificuldade de dirigir Marilyn Monroe em O Príncipe Encantado que o afastou por tanto tempo (13 anos) da função de diretor. O filme de 1957 é baseado na peça de teatro "O Príncipe Adormecido" de Terence Rattigan, peça que Olivier já havia levado aos palcos, atuando ao lado de sua esposa Vivien Leigh. Rattingan assina também o roteiro do filme. 

Marilyn Monroe usa seu famoso vestido branco durante grande parte do filme.
O Príncipe Encantado conta a inusitada relação entre um príncipe-regente (Laurence Olivier) e uma corista americana que vive em Londres (Marilyn Monroe). O Regente de Carpathia (país fictício do leste europeu) é um homem severo e frio. Em breve, o quarentão deverá entregar o trono a seu filho adolescente, algo que pouco lhe agrada, já que pai e filho não compartilham os mesmos ideais políticos. A família real de Carpathia vai a Londres para a coroação do novo rei britânico. Certa noite, ao comparecer a uma apresentação em um cabaré londrino, o Regente conhece a atriz/dançarina Elsie Marina. No dia seguinte, ele a convida para um jantar íntimo. O Regente provavelmente esperava uma noite de amor sem compromissos, mas eis que as coisas se revelam muito mais complicadas para ele. 

O Príncipe Encantado é uma comédia romântica extremamente leve e, muitos dirão (com razão), boba. O enredo do filme nos remete a outro clássico, o mais famoso A Princesa e o Plebeu (1953), estrelado por Audrey Hepburn. O roteiro de O Príncipe Encantado talvez seja o ponto mais fraco do filme. Ainda que carregue uma inocência charmosa, a trama carece de um conflito que lhe dê força. O roteiro é baseado na comédia de situações. O que funcionaria bem no teatro, acaba deixando um pouco a desejar no cinema. O filme, por sinal, não consegue, em nenhum momento, se descolar de sua origem teatral. Laurence Olivier como diretor pouco contribui para distanciar o filme da peça, utilizando pouquíssimas locações, apostando em cenários pouco realistas (muitas das paisagens externas são pinturas) e concebendo o filme como um conjunto de esquetes. Até mesmo as atuações do elenco do filme (com exceção de Monroe) são teatrais. O fato de Olivier só ter dirigido filmes baseados em peças talvez comprove que a linguagem teatral sempre tenha exercido grande influência em sua experiência como cineasta. 

Olivier tinha 50 anos e Marilyn 31 quando filmaram O Príncipe Encantado.  
Há algo, no entanto, que salva a produção do fracasso. O tom farsesco e, ao mesmo tempo, inocente da trama faz com que o filme tenha algo de encantador. A medida que a história se desenrola, o espectador acaba por desenvolver uma verdadeira simpatia pelo insólito casal protagonista, conseguindo engolir até mesmo o inverossímel "Eu te amo" dito pelos personagens. A ironia maior (ainda mais para quem assistiu a Sete Dias com Marilyn) é que Marilyn Monroe revela-se a melhor coisa do filme. Linda e adorável, a atriz esbanja carisma, nos conquistando já em sua primeira cena. Já Olivier surge extremamente teatral, exibindo um sotaque estranho e compondo um tipo que beira à caricatura. A naturalidade de Monroe e o exagero de Olivier acabam por dar um contraste interessante na tela e os melhores momentos do filme são aqueles em que os dois atores interagem. 

O Príncipe Encantado está longe de ser o melhor filme de Marilyn Monroe e de Laurence Olivier. A comédia romântica, no entanto, é uma ótima oportunidade de assistir a esses dois ícones do cinema, de estilos tão diferentes, trabalhando juntos. De brinde, O Príncipe Encantado ainda provoca boas risadas e nos deixa com um sorriso nos lábios, mesmo após o The End


Assista ao trailer:



9 comentários:

  1. Ótimo Post Léo, Sou suspeito em falar pois admiro muito a Srta MM, todos seus filmes são especiais. O Príncipe Encantado não é um dos seus melhores nem um de seus mais famosos mas nem por isso deixa de ser ótimo.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Arrasou! Ótimo texto. Amooooo Marilyn Monroe!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente o aspecto teatral - no pior sentido - atrapalha a obra, mas Marilyn sobrevive acima da afetação de Olivier.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do fato de voce tocar neste filme... Interessante deve ter sido Viv no palco...

    ResponderExcluir
  5. Hoje, dia 11 de março esse filme vai passar na Cinemateca às 16.00 horas.

    ResponderExcluir
  6. Alguem sabe se esse foi o primeiro filme que Marilyn gravou em Londres ?
    Gostaria muito de sabe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o único filme que Marilyn gravou fora da América.

      Excluir
  7. Ótimo texto! Discordo com voce em uma coisa, em esse não ser o melhor filme da Marilyn. Pra mim, concerteza esse é seu melhor filme. Mostra seu charme, encanto ao máximo , seu senso de humor também . A cena que ela está no sofá deitada sendo elogiada é a melhor de todas *-*

    ResponderExcluir
  8. Como todos acima adorei seu post, vc conseguiu descrever o que senti porém sem saber dizer, mas tenho uma consideração a acrescentar: o final, particularmente não gostei.

    Mas mesmo assim, valeu ter assistido por tudo o que vc disse, ótima resenha.

    ResponderExcluir