segunda-feira, 26 de março de 2012

Jogos Vorazes - 2012

Título Original: The Hunger Games
Lançamento: 2012
País: EUA
Diretor: Gary Ross
Atores: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Stanley Tucci.
Duração: 142 min
Gênero: Ação/Aventura/Ficção Científica

Jennifer Lawrence protagoniza Jogos Vorazes
Jogos Vorazes é a adaptação fílmica do primeiro romance da trilogia de mesmo nome, concebida pela escritora americana Suzanne Collins. A autora se apoiou na mitologia grega, em especial no mito de Teseu, na Roma Antiga e no sucesso do reality show nos anos 2000 para compor sua obra. Suzanne Collins construiu um universo ficcional que funciona como um retrato de nossa sociedade, vista através de um olhar extremamente crítico e preciso. Não é necessário conhecer a fundo a obra da escritora e nem mesmo ter lido sobre suas inspirações para perceber, através deste primeiro Jogos Vorazes, que a realidade mostrada no longa-metragem é calcada na nossa atualidade. Um dos maiores êxitos do filme de Gary Ross é o de ter realçado essa dimensão crítica da obra de Collins, ao invés de ter se focado apenas na ação e na aventura, ou mesmo no romance da trama. O filme revela-se, portanto, mais do que ótimo entretenimento, uma reflexão sobre a natureza do homem e sobre o momento em que vivemos. Sob o viés da alegoria, Jogos Vorazes faz questionamentos importantes sobre o prazer voyerístico e sádico do ser humano, assim como uma crescente desumanização dos indivíduos, cada vez mais insensíveis à dor alheia.

Gary Ross, não apenas dirigiu como foi um dos roteristas deste primeiro capítulo de Jogos Vorazes. Americano de 56 anos, Ross dirigiu apenas 3 filmes em sua carreira, mas tem uma dezena de créditos como roteirista. É dele o roteiro do jovem clássico Big - Quero Ser Grande (1988). Ele também dirigiu e escreveu o ótimo Pleasantville - Uma vida em preto e branco (1998). A trama de Jogos Vorazes é centrada numa distopia, em um universo ficcional em que domina o totalitarismo e o controle sobre os indivíduos através do uso da tecnologia. A história se passa em uma realidade futurística e pós-apocalíptica, mais especificamente, em um país fictício chamado Panem (referência explícita à expressão latina Panem et circenses, que significa "pão e circo"). Tal país é formado por 12 distritos governados por um poder central, localizado no Capitólio, centro administrativo de Panem.

Os chamados "jogos vorazes" (hunger games, em inglês) é um evento anual transmitido pela televisão, no estilo Big Brother, no qual 12 casais, vindos dos 12 distritos, são obrigados a lutar pela sobrevivência. As pessoas escolhidas são adolescentes de 12 a 18 anos, que irão competir entre si até a morte. Apenas um deles sairá vivo e se sagrará campeão. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), garota de dezesseis anos, se oferece para ir no lugar de sua irmã mais nova, que havia sido sorteada para a competição. Ela representa o distrito 12, um dos mais miseráveis de Panem, ao lado de Peeta Mellark (Josh Hutcherson), garoto da mesma idade. Peeta se declara apaixonado por Katniss durante uma entrevista, às vésperas da competição. Peeta e Katniss têm como mentor Haymitch Abernathy (Woody Harrelson), ex-vencedor da competição, um alcóolatra cínico que acaba por criar afeição pela dupla.

Gary Ross, auxilíado pelo trabalho sensacional da direção de arte e fotografia, consegue mostrar o contraste entre a miséria do distrito 12 e a opulência e tecnologia do Capitólio, magnificamente idealizado sob o modelo das cidades romanas. A utilização das cores revela-se fundamental para esse contraste. Se o distrito 12 é marcado pelos tons acinzentados, a metrópole é caracterizada pela abundância de cores fortes e chamativas. O exuberante figurino e a maquiagem contribuem para dar aos habitantes do Capitólio uma tonalidade burlesca e, mesmo, ridícula. A parte técnica do filme, por sinal, da maquiagem aos efeitos especiais, passando pela edição de som, merecem elogios por fazerem do filme um verdadeiro espetáculo visual e sonoro, buscando diversas fontes de inspiração. Os uniformes brancos dos guardas de Panem lembram, por exemplo, a roupa dos soldados de Star Wars e também o "uniforme" usado por Alex e sua trupe em Laranja Mecânica.

O roteiro, escrito por Ross, pela autora Susanne Collins e por Billy Rae, acerta ao não se preocupar em ser extremamente didático ou explicativo. No entanto, mesmo o espectador que não esteja por dentro história, poderá compreender facilmente, ao longo do filme, a dinâmica do país e dos jogos. Ao conservar alguns não-ditos, o trio de roteiristas faz com que o espectador participe ativamente da construção da história e, ao mesmo tempo, prepara o terreno para a continuação. É interessante observar que a primeira metade do filme acaba por se revelar mais interessante que a segunda, mesmo que esta não deixe de ser instigante. Na segunda metade, o longa-metragem parece cair no automático do formato ação-aventura, cedendo a momentos clichês e cenas melodramáticas, algo que o filme havia evitado até então. Outro aspecto que chega a incomodar é a necessidade de se criar um grupo de malvados entre os adolescentes, apelando para o bom e velho esquema maniqueísta. Seria muito mais pertinente e interessante mostrar os adolescentes como seres humanos em busca da sobrevivência, sem apelar para o batido embate do bem contra o mal. Nesse sentido, o personagem interpretado por Alexander Ludwig, por exemplo, parece uma caricatura ambulante e temos a sensação que a qualquer momento o moço soltará uma risada malévola à la Bruxa Malvada do Oeste.

A direção de Ross revela-se também irregular. O diretor acerta ao adotar em certos momentos uma estética que se aproxima do documentário. É interessante também observar como ele concebe a cena da seleção dos "tributos" que irão para os jogos, como se fosse um filme sobre o holocausto. A entrada das crianças ao lugar do sorteio parece a chegada a um campo de concentração, o que cofere à cena uma tensão ainda maior. Ross acerta também ao filmar a abertura de jogos como se realmente fosse uma transmissão de televisão, apostando em enquadramentos típicos da linguagem televisiva e procedimentos tradicionais como o split screen. Ross peca, no entanto, em outras cenas pelo excesso. O diretor aposta em um número exagerado de cortes no momento do discurso de Effie Trinket (Elizabeth Banks), provavelmente uma preocupação estilística desnecessária. O diretor também filma as cenas de luta, apostando numa montagem rápida e no deslocamento constante da câmera, o que faz com que o espectador não consiga realmente ver o combate, diminuindo, assim, a força da cena.

Mesmo sendo povoado de grandes e experientes atores, o maior destaque do elenco de Jogos Vorazes é mesmo sua protagonista Jennifer Lawrence. A presença magnética da atriz e sua beleza fazem de Katniss uma heroína apaixonante. Já seu colega e par romântico, Josh Hutcherson, é muito menos convincente como ator, mas, ao menos, aparece carismático no papel. Dos veteranos em papéis coadjuvantes, o maior destaque é Stanley Tucci, que parece se divertir bastante ao compor um apresentador/entrevistador extrovertido e de risada fácil. O grande Donald Sutherland não teve muito o que fazer com seu personagem que promete crescer no próximo filme. Já o sempre interessante Woody Harrelson parece fazer a reciclagem de algumas de suas atuações passadas. O filme ainda conta com a participação de Elizabeth Banks, Toby Jones, Wes Bentley e Lenny Kravitz (que mostra grande carisma e expressão zero).

Apesar de alguns tropeços, Jogos Vorazes é um filme de aventura que apresenta um resultado acima da média. Interessante, inteligente e emocionante, o filme pode agradar tanto aqueles que querem uma diversão sem compromisso, quanto os que querem algo mais do que um passatempo. O filme é um belo início para uma trilogia que promete bastante!

Assista ao trailer:





2 comentários:

  1. O filme é muito melhor do que eu esperava. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, mas na mão de um diretor melhor, sairia um filmaço!

    ResponderExcluir