segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vencedores do Oscar 2012



Talvez os fatores que tenham feito o Oscar 2012 um pouco melhor do que a sua edição anterior tenham sido a seleção dos filmes indicados neste ano, mais interessante do que a do ano passado, e o fato de que os votantes erraram menos ao escolher os vencedores. O show em si foi a prova de que a Academia ainda não achou o formato ideal para apresentação. Por mais que tenha ficado mais dinâmica e menos longa, a festa está cada vez menos interessante como entretenimento. Até mesmo o quase-sempre ótimo Billy Crystal decepcionou, revelando-se não inspirado e pouquíssimo engraçado (apesar de seu desempenho não ter sido tão embaraçoso como o da dupla de apresentadores do ano passado). Previsível, insípido e sem personalidade, o Oscar 2012 mostrou que pode ser cansativo mesmo tendo menos de três horas de duração. Quem é cinéfilo e acompanha anualmente a premiação, no entanto, persistiu e entrou madrugada adentro vendo o show (eu, que estou na Hungria, por exemplo, fui dormir depois das 6 horas da manhã). Apesar de não ter resgatado o charme de edições passadas, o Oscar laureou dois grandes filmes que, coincidentemente ou não, são declarações de amor ao cinema. Os grandes vencedores da noite foram O Artista e A Invenção de Hugo Cabret, com cinco Oscar's cada um.

Confira a lista de vencedores das principais categorias e alguns breves comentários: 

Melhor Filme: O Artista - O prêmio maior da noite foi para um excelente filme (o que já é um alívio, vide o ano passado). Merecido. Meu coração, no entanto, bate mais forte por A Invenção de Hugo Cabret e adoraria tê-lo visto vitorioso

Melhor Diretor: Michel Hazanavicius, por O Artista - O diretor francês faz um belo trabalho em O Artista, mas eu daria o prêmio ao veterano e genial Martin Scorsese, que faz um trabalho brilhante em Hugo Cabret

Melhor Ator: Jean Dujardin, por O Artista - Fiquei aliviado de ver o ator francês ganhar o Oscar. Não conceberia a ideia de George Clooney, com quem o francês dividia o favoritismo, levar um segundo Oscar em tão pouco tempo. Não que o Clooney esteja mal em Os Descendentes, mas seu histórico de atuações não tem consistência o suficiente para que galã tenha no currículo 2 Oscar's. Como explicaríamos Clooney com duas estatuetas e Gary Oldman sem nenhuma? Jean Dujardin esbanja carisma e versatilidade em O Artista. Para dizer bem a verdade, tirando Démian Bichir (cujo filme ainda não vi), nenhum dos atores indicados me arrebatou completamente. Preferiria ver Michael Fassbender e Ryan Gosling indicados. 

Melhor Atriz: Meryl Streep, por A Dama de Ferro - Essa categoria foi muito bem representada por todas as indicadas. Além disso, era uma das mais complicadas de se prever. Viola Davis também parecia ter muitas chances de conquistar o prêmio. A vitória de Streep é merecidíssma, sua atuação é indiscutivelmente soberba. A atriz chegou num patamar invejável em Hollywood: extremamente popular, recordista absoluta de indicações e, agora, a única atriz viva com três Oscar's de atuação. Muitos cinéfilos estavam aguardando ansiosamente o dia em que Streep finalmente levaria a sua terceira estatueta. A boa notícia é que ela fez por merecer, a má é que foi por um filme péssimo. Será que a atriz conseguirá bater Katherinne Hepburn, que conquistou 4 prêmios? Tempo e talento ela tem. Viola Davis é uma força da natureza, uma atriz maravilhosa, e torço que ela volte logo com um ótimo projeto. 

Melhor Ator Coadjuvante: Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor - A vitória de Plummer era previsível e, além de ser merecida, é um reconhecimento por sua carreira. O discurso do ator foi um dos mais delicados da festa.

Melhor Atriz Coadjuvante - Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas - Todas as indicadas são muito boas. Octavia, no entanto, não é minha favorita, gosto mais do trabalho de sua colega Jessica Chastain. 

Melhor Roteiro Original - Woody Allen, por Meia Noite em Paris - Daria o prêmio ao maravilhoso roteiro de A Separação, mas Woody Allen é Woody Allen e não dá para reclamar de sua vitória. No mais, o roteiro de Meia-Noite em Paris também é ótimo.

Melhor Roteiro Adaptado: Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash, por Os Descendentes - Dos indicados, ele seria a minha quarta opção para vencer, portanto não achei tão merecido. Daria o prêmio a John Logan por Hugo Cabret

Melhor Fotografia: Robert Richardson, por A Invenção de Hugo Cabret - Uma surpresa para mim. A fotografia do filme é belíssima e nutro amores pelo filme, mas Emmanuel Lubezki merecia seu primeiro Oscar por A Árvore da Vida.  

Melhor Montagem: Millenium: Os homens que Não Amavam as Mulheres - Vibrei com o prêmio. Grande acerto. O filme é sensacional e a montagem idem. 

Melhor Direção de Arte: A Invenção de Hugo Cabret - Merecidíssmo e Dante Ferretti é um ícone do cinema. 

Melhor Figurino: O Artista - Não assisti a todos os indicados, portanto não poderia afirmar se foi justo ou não. De qualquer maneira, o figurino de O Artista é de fato excelente. 

Melhor Trilha Sonora: O Artista - Muito merecido. A trilha sonora é fantástica e cumpre um papel essencial no filme. 

Melhores Efeitos Especiais: A Invenção de Hugo Cabret - Uma grata surpresa para mim. Os outros indicados também são ótimos, mas fico feliz que tenha ido para Hugo Cabret

Melhor Animação: Rango - Na ausência de As Aventuras de TintimRango era o meu favorito. A animação é excelente e Gore Verbinski faz um trabalho muito interessante. 

Melhor Canção: "Man or Muppet" de Os Muppets - Talvez a vitória mais difícil de engolir. Não se trata apenas de patriotismo (por exemplo, não gosto de Rio e acho justo não ter sido indicado em animação). A música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown é muito superior a "Man or Muppets", que nem é a mais interessante de Os Muppets. Uma pena!

Melhor Filme Estrangeiro: A Separação - Confirmou o favoritismo. Um dos melhores filmes do ano! 



4 comentários:

  1. Eu ainda não vi A Invenção de Hugo Cabret nem O Artista, mas pelo que li e vinha acompanhando, também me apeguei ao filme do Scorsese e, pra ser honesto, queria que ele ganhasse Melhor Filme e Diretor também... mas, é Oscar! Ótimo post! E que venham lançamentos cada vez melhores e mais inspirados!

    ResponderExcluir
  2. Concordei com algumas vitórias e discordei de outras, mas, gosto é gosto e feeling é feeling... cada qual tem o seu e como os gostos cinemat´gráficos estão ligados a história de vida de cada um... respeitemos. Abraços

    Uma boa postagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Não esperava uma edição sem surpresas, mas foi muito bom ver O Artista consagrado. Só lamento a ausência de alguns filmes na premiação.

    Meus comentários sobre o Oscar 2012 também estão no ar: http://peliculacriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pois é, a anos a Festa do Oscar não é a mesma, e para completar a falta de charme, separaram a entrega dos prêmios honorários, acabando ainda mais com a festa. Desde, creio 2004 não vejo um Oscar emocionante. Também, como teremos uma festa emocionante se os filmes já não são mais...

    Palmas para os campeões, O ARTISTA E HUGO, mostram que o público sente falta dos bons tempos em que os filmes eram bons,

    Mudo e Preto e Branco no século XXI e em meio a tantos computadores?
    Novidades com certeza aconteceram e já!

    Abração

    ResponderExcluir