quarta-feira, 18 de abril de 2012

Atores que não têm o destaque ou o reconhecimento que merecem!

O Clube do Filme homenageia ótimos atores que são constantemente subestimados ou pouco prestigiados pela mídia. Tais atores raramente têm seus talentos reconhecidos pela crítica ou por premiações da indústria cinematográfica. Muitas vezes, encontram dificuldades de encontrar bons papéis e são relegados a personagens de segundo plano. Quando se lançam a projetos interessantes, passam despercebidos. Ainda há o caso de atores com longas e consistentes carreiras, mas que nunca tiveram o reconhecimento ou o destaque que merecem. No post de hoje, o Clube do Filme relembra os talentos que mereciam ser mais valorizados ou melhor aproveitados no cinema atualmente.

Em ordem alfabética:

1. Alan Rickman



Grande ator inglês, com um currículo invejável e que, absurdamente, não tem nenhuma indicação ao Oscar. Recentemente, ele esteve fantástico na série Harry Potter.

2. Brendan Gleeson



Um excepcional ator irlandês relegado constantemente a papéis menores. O eterno coadjuvante esteve em Coração Valente (1995), na franquia Harry Potter e na comédia Na Mira do Chefe (2008).

3. Christina Ricci



Ela se destacou como atriz-mirim e mostrou seu talento em filmes como A Família Adams (1991), O Oposto do Sexo (1998) e Monster – Desejo Assassino (2003). Há algum tempo, a atriz não se envolve em uma produção de destaque.

4. Djimon Hounsou



Ele nasceu em Cotonou, na África. O ator teve atuações excepcionais em Amistad (1997), Terra dos Sonhos (2002) e Diamante de Sangue (2006).

5. Edward Norton



Um dos melhores atores americanos de sua geração, muitas vezes, esnobado pelas premiações.

6. Ewan McGregor



O ator escocês é extremamente talentoso e versátil, mas, até hoje, não foi indicado ao Oscar. Recentemente, ele esteve ótimo em Toda Forma de Amor (2011).

7. Gary Oldman



Um dos maiores atores ingleses da atualidade, tem trabalhos inesqueciveis no cinema e já foi esnobado diversas vezes pelas grandes premiações. Ele foi indicado pela primeira vez ao Oscar neste ano! Entre seus maiores trabalhos estão Sid & Nancy (1986) e Drácula de Bram Stoker (1992).

8. Gillian Anderson



A talentosa atriz americana já trabalhou no teatro, no cinema e na televisão. Ela foi revelada na série Arquivo X, mas ainda não conseguiu um grande papel no cinema. Sua atuação no filme A Essência da Paixão (2000) prova o que ela é capaz de fazer.

9. Guy Pearce



O ator australiano já provou diversas vezes que é bem mais do que um simples galã.

10. Ian McKellen



O ator tem mais de 40 anos de carreira, mas conquistou fama internacional há pouco tempo com seu icônico personagem Gandalf na trilogia Senhor dos Anéis. Antes disso, ele já havia sido indicado ao Oscar por sua excelente performance por Deuses e Monstros (1998). Ele também deu vida a Magneto na série X-Men. Particularmente, sinto falta de vê-lo com mais frequência nas telonas.

11. Jamie Lee Curtis



Filha de Tony Curtis e Janet Leigh, a atriz tem um timing cômico único e performances sensacionais em filmes como Um Peixe Chamado Wanda (1988) e True Lies (1994). A dificuldade de encontrar bons papéis a fez cogitar a aposentadoria recentemente.

12. Joan Allen



A excelente atriz americana já foi indicada ao Oscar três vezes, mas vem sendo esnobada em seus últimos trabalhos e nem sempre é presenteada com papéis do seu calibre.

13. John Cusack



Um grande ator que nunca teve o reconhecimento que merece e que vem se lançando a filmes menores ou blockbusters.

14. John Lithgow



Um ator excepcional, que brilhou na televisão americana e que teve trabalhos de destaque no cinema no passado. Ele, no entanto, parece não encontrar bons papéis atualmente no cinema. Um desperdício!

15. John Malkovich



Um ator extremamente talentoso que nem sempre teve o reconhecimento que merece. Há algum tempo, o ator não é visto em um papel de destaque no cinema.

16. Kathleen Turner



Kathleen Turner foi um dos grandes símbolos sexuais dos anos 80, mas provou em diversas ocasiões que era também uma grande atriz. Hoje em dia, a atriz (como muitas da sua geração) enfrenta dificuldades de encontrar bons papéis.

17. Laura Dern


A atriz é talentosa, mas muitas vezes mal aproveitada. Ela brilhou em filmes de David Lynch e na recente série Enlightened. 

18. Laura Linney

Ela já foi indicada ao Oscar três vezes, mas nunca se tornou uma grande celebridade. Ela é capaz de roubar a cena como coadjuvante e atualmente brilha na série televisiva The Big C.

19. Lisa Kudrow



Provavelmente, a atriz mais talentosa da série Friends. A humorista já fez alguns filmes para o cinema, mas nunca conseguiu repetir o sucesso de Phoebe. Talento é o que não falta!

20. Mary Louise Parker



Além de bela, Mary Louise Parker é uma fantástica atriz. Ela se destacou na televisão americana, na série Weeds e na minissérie Angels in America. A atriz merece bons papéis no cinema.

21. Mia Farrow



Mia Farrow é, sem dúvida, uma das atrizes mais subestimadas do cinema. Apesar de ter vários grandes trabalhos como em O Bebê de Rosemary (1968) e em filmes de Woody Allen, a atriz nunca foi indicada ao Oscar.

22. Naomi Watts



Naomi Watts é uma das melhores atrizes de sua geração. Ela foi esnobada no Oscar por sua atuação em Cidade dos Sonhos (2001). A atriz costuma escolher bons projetos, mas poucas vezes tem o destaque que merece.

23. Patricia Clarkson



Patricia Clarkson é uma excelente atriz americana, normalmente vista em papéis coadjuvantes.

24. Paul Giamatti



O ator, sempre interessante, foi esnobado pelo Oscar por Sideways - Entre Umas e Outras (2004) e Anti-Herói Americano (2003). Ele é normalmente visto em produções independentes.

25. Robin Wright



Ex-Sra. Penn, a bela Robin Wright nunca foi devidamente reconhecida pelo seu talento.

26. Samantha Morton



A interessantíssima atriz inglesa foi indicada ao Oscar por Poucas e Boas (1999) e Terra dos Sonhos (2003) e esnobada pela sua ótima performance em Minority Report (2002).

27. Sigourney Weaver



A atriz é muito mais do que a tenente Ripley, mas raramente tem a oportunidade de provar.

28. Steve Buscemi



O eterno coadjuvante que brilhou em Fargo (1996), provou na série Boardwalk Empire que tem cacife para ser protagonista.

29. Toni Colette



A atriz australiana dificilmente deixa a desejar. Ela esteve excelente em filmes como O Casamento de Muriel (1994), roubou a cena em uma pequena participação em As Horas (2002) e esteve magnífica na série United States of Tara.

30. William H. Macy



Outro eterno coadjuvante, William H. Macy tem um currículo invejável e trabalhos memoráveis no cinema e na televisão.

E para você? Quais são os atores mais subestimados, esnobados ou mal aproveitados do cinema? Contribua com a nossa lista. 



7 comentários:

  1. Concordo demais Léo! Faço minha a sua lista de atores talentosos e não devidamente reconhecidos! Gosto muito do Matthew Macfadyen, principalmente em filmes de época. Estou ansiosa para vê-lo em Anna Karenina, que promete! Beijão

    ResponderExcluir
  2. João Marcos- Òtima Lista Leonardo Alexsander um dos melhóres que você já publicou, meus parabêns! Quanto a lista, concordo com todos os nomes. È um crime subestimá-los, em especial Naomi Watts, Laura Linney, e Edward Norton. eles merecem muito mais do que receberam até hoje.

    Eu acrecentaria alguns nomes: Geena Davis; Ta certo que já ganhou um Òscar, mas não faz um unico filme á dez anos. Não podemos ficar privados de seu talento beleza e carisma.

    Stanley Tucci; Grande ator sempre relegado a papéis coadjuvantes.

    Diane Lane; Também grande atriz e sempre esnobada pelo publico e critica.

    Asheley Judd; Linda e talentósa está cada vez mais esquecida no cinema.

    Clive Owen; Òtimo ator ingles. Pode e deve ter um maior reconhecimento no cinema.

    Michel Sheen; Grande ator galês que brilhou em Frost/Nixon e em Maldito Futebol clube

    Bill Nigly; Sempre com uma perfórmace inspirada. Nunca deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  3. Tem toda razão. Eles são excelentes, merecem maior exposição.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  4. Giovanni Ribisi,extremamente talentoso e pouco reconhecido,Ryan Gosling esnobado pela academia,Annete benning que anda sumida....otima atriz!!

    ResponderExcluir
  5. olá guri

    concordo com sua lista

    grande nomes que não são realmente que merecem mais reconhecimento

    eu adoro o zoiudo do Steve Buscemi

    bjim guri

    ResponderExcluir
  6. A melhor prova que vc não citou aí foi o Jim Carrey, ator que marcou muito com suas comédias, mas mostrou seu potencial e talento em O SHOW DE TRUMAN ou BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS, e ainda destaco sua atuação em O MUNDO DE ANDY! E teve muitos outros atores não citados... Woody Harrelson, Kevin Bacon...

    ResponderExcluir
  7. concordo completamente!

    ResponderExcluir