quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os filmes mais aguardados do ano (após Cannes)

O Festival de Cannes, o de maior prestígio do mundo cinematográfico, acabou neste último domingo com a premiação de A Árvore da Vida com a Palma de Ouro. Muitos filmes, que serão lançados nos próximos meses, foram apresentados nas mostras competitivas do festival. Segue a lista daqueles cujas estreias devemos aguardar ansiosamente.

1 - A árvore da Vida, de Terrence Mallick

Belo pôster do filme ganhador da Palma de Ouro.

O filme não foi unanimidade em sua apresentação em Cannes, o que não é nenhuma surpresa por se tratar de uma obra de Mallick. Ao que parece, o cineasta fez um filme visualmente espetacular e muito poético. O filme conseguiu conquistar a maior parte do júri e levou o maior prêmio do festival. Em seu elenco estão Brad Pitt e Sean Penn.




2 - Drive, de Nicolas Winding Refn


Gosling parabeniza o diretor por sua vitória em Cannes


O jovem cineasta Nicolas Winding Refn levou o prêmio de melhor direção em Cannes. O filme empolgou o público do festival francês e conta a história de Driver (Ryan Gosling) dublê de filmes durante o dia e motorista de fugas durante a noite. O filme conta com um dos melhores atores jovens de Hollywood, Ryan Gosling, e com a atriz indicada ao Oscar em 2009, Carey Mulligan. 



3 - Melancolia, de Lars von Trier

Kirsten Dunst, premiada por Melancolia


Lars von Trier causou uma polêmica extratosférica por causa de seus comentários referentes ao nazismo durante uma entrevista coletiva em Cannes. Ironicamente, apesar de ter sido expulso do festival, seu filme foi muito bem recebido pela crítica, que tinha torcido nariz para o seu filme anterior, o ótimo Anticristo (2009). Como grande fã do cinema de Lars von Trier, estou super ansioso por essa nova produção. O diretor tem a habilidade de tirar performances absurdas de suas atrizes (vide Bjork, Emily Watson, Nicole Kidman e Charlotte Gainsbourg). Neste ano, Kirsten Dunst confirmou a tradição, levando o prêmio de melhor atriz de Cannes. 




4 - La Piel Que Habito, de Pedro Almodóvar

Antonio Bandeiras de volta a um filme de Almodóvar

O filme do grande diretor espanhol era considerado o favorito pela imprensa, mas acabou saindo de mãos abanando do festival. De qualquer forma, o filme foi bastante elogiado e a crítica louvou o fato de Almodóvar ter trabalhado muito bem com elementos de diversos gêneros. O filme também marca a retomada  parceria do diretor com uma de suas grandes estrelas: Antonio Bandeiras.  




5 - O garoto de bicicletade Jean-Pierre e Luc Dardenne

Pôster do filme

Os irmãos Dardenne são extremamente queridos pelo Festival de Cannes e, neste ano, foram premiados com o segundo prêmio mais importante do festival: o Grande Prêmio. Os cineastas já realizaram grandes pérolas do cinema como Rosetta (1999) O filho (2002) e A criança (2005).  Seu novo filme, O garoto de bicicleta, volta a retratar o universo infantil e parecer ser mais um belo filme.




6 - This must be the place, de Paolo Sorrentino 


Se Sean Penn já não tivesse 2 Oscars, arriscaria falar em um terceiro por este filme.


Este filme do diretor italiano Paolo Sorrentino foi extremamente elogiado em Cannes e conta com dois atores que eu adoro: Sean Penn e Frances McDormand. Sean Penn parece estar fantástico no filme, era o favorito para o prêmio de melhor ator, mas acabou perdendo para o francês Jean Dujardin. Ele interpreta uma estrela aposentada do rock que procura se vingar do homem que executou seu pai. Pelas fotos, dá para ter uma idéia da  transformação do ator para o filme. 





7 -  O abismo prateado, de Karim Ainouz


Alessandra Negrini em Abismo prateado

O filme brasileiro entrou na mostra Quinzena dos realizadores do Festival de Cannes. Não ganhou nenhum prêmio, mas foi muito elogiado, assim como a performance de Alessandra Negrini. A história é baseada na canção "Olhos nos olhos"de Chico Buarque. O diretor que já provou seu talento no fantástico Madame Satã (2002),  parece ter feito outro ótimo trabalho. 



Um comentário:

  1. Ai Lelus!!!!Qto mais entro nesse blog mais me dá desespero de tantos filmes que obrigatoriamente ainda tenho que assistir..vou ter q viver mais uns cem anos no mínimo kkkkkkk...Parabéns pelos 5 mil acessos ( e agora já tem mais) e pelos comentários sempre mto bons...
    Bjim!

    ResponderExcluir