domingo, 6 de novembro de 2011

Marjane Satrapi e sua cinebiografia

Título original: Persepolis
Lançamento: 2007
País: França
Direção: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Atores: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian.
Duração: 95 min
Gênero: Animação

 
Marjane Satrapi é ilustradora, romancista gráfica, autora de livros infantis e diretora de animação. Iraniana, naturalizada francesa, ela nasceu em 1969, numa cidade chamada Rasht. Além da língua persa, a ilustradora fala francês, alemão, inglês e sueco. Satrapi cresceu no Teerã e sua família era politicamente envolvida com movimentos socialistas e comunistas. Quando jovem, freqüentou uma escola francesa e viu de perto o crescimento da repressão às liberdades civis, as mudanças de regime e a violência assolar seu país.  Aos 14 anos, ela foi enviada à Viena, na Áustria, para escapar do caos político no Irã. Em Viena, chegou a viver como nômade, na casa de amigos e morou por dois meses na rua. Lá, ela se formou em comunicação visual e obteve seu mestrado já em Teerã. Ela se casou aos 21 anos e se divorciou aos 24. Hoje ela está casada pela segunda vez e mora em Paris. Sartrapi publicou diversos romances gráficos , dentre eles, a bem-sucedida série Persépolis, baseada em sua vida. Em 2007, ela co-dirigiu o filme Persépolis, pelo qual foi indicada ao Oscar.

Persépolis foi transposto para cinema por Satrapi e pelo diretor e roteirista francês Vincent Paronnaud. O filme foi baseado no romance gráfico homônimo, publicado, originalmente, em quatro volumes. A animação definitivamente não é destinada ao público infantil. Mesmo com um tom bem-humorado, o longa aborda temas delicados, como: o fundamentalismo islâmico, a perseguição política e religiosa, a repressão, assassinatos e até mesmo o estupro. A narrativa, contada a partir do ponto-de-vista da jovem Marjane, acompanha a vida da protagonista desde os 9 anos até, aproximadamente, os 24. O filme veicula uma visão crítica de Satrapi sobre sua própria história e sobre seu país, o Irã. 

Inteligente, com um humor mordaz e recheado de reflexões filosóficas sobre a própria existência, Persépolis é a prova que o cinema de animação pode tratar de assuntos sérios e ser consumido também por jovens e adultos. A animação e o design de produção do filme são sensacionais e impressionam no uso de cores fortes e pelas múltiplas referências e gags visuais. Satrapi e Paronnaud mostram-se geniais ao conseguirem chocar, emocionar e fazer rir através das imagens. E eles merecem elogios por saberem dosar, incrivelmente bem, os momentos densos e sombrios com as partes engraçadas (e não são poucas). Uma das sequências mais interessantes do filme é aquela em que a história do Irã é contada através de marionetes de papel. A animação conta ainda com belíssimas dublagens de Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Gena Rowlands e outros. 

Persépolis é um dos melhores filmes de animação lançado nos últimos anos. Engraçado, relevante e atual, ele se destaca também por ser uma cinebiografia deliciosa e encantadora. Ao final, é impossível não se apaixonar por Marjane.  

Clique aqui e assista ao trailer

Um comentário:

  1. Realmente, um dos melhores filmes de animação lançados nos últimos anos. Vi há pouco tempo e me emocionei de verdade, como só animações como Up, Wall-E e Toy Story 3 tinham me emocionado. Abraços!

    ResponderExcluir